Pepino: Benefícios, Receitas e Dicas Espertas

O pepino chegou à América em 1494, graças ao navegador Cristóvão Colombo. As primeiras sementes foram plantadas na ilha do Haiti. De lá pra cá, o consumo do pepino se tornou comum em vários países, incluindo o Brasil. Hoje, vários estudos mostram que ele contém uma série de substâncias importantes para o nosso organismo, além de ser um grande aliado da beleza.

Benefícios e Propriedades

Em um simples pepino encontramos boa quantidades de vitaminas e minerais. Ele é fonte de vitamina A, C e K, além de conter potássio, manganês, ácido fólico, magnésio e uma enorme quantidade de sílica. Apesar de não ser muito conhecida, a sílica é um proteína importante, que age como um protetor solar natural e estimula o bom funcionamento de músculos, ossos, cartilagens e tendões.

Pepino Emagrece

Para quem quer emagrecer, o pepino é uma excelente opção. Por ser diurético, ele ajuda a desintoxicar o organismo e acabar com o inchaço causado pela retenção de líquidos. Além disso, ele é uma alimento de baixo teor calórico e bastante nutritivo. Boa parte de sua composição é água, auxiliando na hidratação. As fibras contidas na casca também são ótimas para melhor o funcionamento do intestino.

Controle da Pressão

Estudos desenvolvidos em universidades americanas comprovaram que o consumo de pepino auxilia no controle da pressão arterial. Esse benefício é explicado pela presença do potássio e do magnésio, que atuam diretamente no fluxo sanguíneo, fazendo com que a pressão de circulação seja menor. Por melhorar a circulação, o pepino também reduz o inchaço e pode prevenir algumas doenças do coração.

Hortaliça do Bem

Se você ainda não está convencido de que vale a pena incluir o pepino em sua alimentação, saiba que ele ajuda a combater o mau colesterol, fortalece os ossos e pode contribuir para o tratamento do Alzheimer. Sua ação como diurético é capaz de prevenir a artrite e o reumatismo. As substâncias da hortaliça ainda servem de tônico para o fígado, vesícula e rins, isso sem falarmos das maravilhas trazidas para os cabelos, pele e unhas.

Receitas Caseiras

Para que você aproveitar todos esses benefícios, preparamos uma seleção de receitas à base de pepino que servem para melhorar a sua alimentação ou que funcionam como cosméticos naturais. A dica é experimentar todas!

Suco Super Benéfico

Esta receita de suco é muito benéfica, poque auxilia no controle do colesterol e da hipertensão, previne doenças e ainda colabora para o emagrecimento. Os ingredientes necessários são:

  • 1 copo de água filtrada
  • 1 xícara (chá) de maçã picada
  • 1 punhado de salsão
  • 1/3 de pepino

Para fazer a bebida, basta bater todos os ingredientes no liquidificador. Se você tomar o suco sem coar, ele contará com maior quantidade de fibras. Porém, é possível coá-lo e ainda aproveitar quase todos os benefícios. Fica a seu critério.

Solução Para Pele Oleosa e Espinhas

Na pele, o pepino tem função hidratante a adstringente. Isso quer dizer que ele limpa a pele profundamente e nutre as células da derme, promovendo uma melhoria de dentro para fora. Essa receita é ideal para quem tem a pele do rosto muito oleosa e sofre com espinhas e cravos. Para fazer em casa você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de pepino amassado
  • 1 colher (chá) de mel
  • 1 colher (sopa) de levedo de cerveja
  • o quanto baste de soro fisiológico

Coloque esses ingredientes em uma vasilha e vá acrescentando soro fisiológico para facilitar que tudo se misture. Quando estiver pastoso e homogêneo, aplique sobre a pele e deixe agir por pelo menos 20 minutos. Depois disso, enxágue com água fria e seque bem com uma toalha. Esse processo pode ser repetido uma vez por semana.

Pepino

Pepino

Dicas Espertas

Além dos benefícios já comentados, o pepino ainda tem várias outras utilidade que você talvez não conheça. Ele pode ser usado para desembaçar os espelhos da casa, afastar lesmas, controlar a ressaca e até dar brilho em sapatos! Vamos às dicas espertas para usar o pepino em casa.

Espelho do Banheiro

Se o espelho do seu banheiro vive embaçado, a solução definitiva pode estar em uma rodela de pepino. Corte uma fatia grossa ou simplesmente parta o pepino pela metade. Esfregue a parte da polpa em toda a extensão do espelho já limpo e espere secar naturalmente. Aquele líquido liberado pelo fruto vai impedir que o espelho fique embaçado, mas depois de um tempo você precisa repetir o processo.

Lemas e Caramujos

Quando as lesmas e caramujos estão acabando com as plantas da horta, é possível usar o pepino para manter esses bichinhos bem longe. A dica é colocar algumas rodelas de pepino em um prato de lata (precisa ser de lata) e deixar próximo das plantas. Isso fará com que as lesmas e caramujos não cheguem perto da sua horte.

Xô Ressaca!

Depois de abusar um pouquinho da bebida, vá até a geladeira e coma algumas fatias cruas de pepino antes de dormir. Incrivelmente, você acordará sem ressaca ou dor de cabeça. Nesse caso, não tem mágica. As substâncias contidas no pepino como o açúcar, a vitamina B e os eletrólitos, reequilibram o organismo depois da bebedeira.

Sapatos Brilhando

Sem tempo para engraxar os sapatos antes de sair? Recorra ao pepino. O mesmo líquido que protege os espelhos também vai dar brilho ao couro. No entanto, esse brilho não é muito durável. Então a dica só vale para aquelas situações em que você precisa do sapato brilhante para uma entrevista de emprego ou uma apresentação no trabalho. Com mais tempo depois, use a graxa que vai cuidar melhor do couro.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Pepino: Benefícios, Receitas e Dicas Espertas

  1. Luiz Antonio Natal disse em 05/12/2015 às 19:03:

    Muito boa as dicas,parabéns

Deixe sua opinião “Pepino: Benefícios, Receitas e Dicas Espertas