Por Que Meu Cabelo Cai Tanto?

O ralo do banheiro fica cheio de fios depois que você lava os cabelos? A escova precisa ser limpa todos os dias? Esses sinais podem indicar uma queda anormal dos cabelos. Quando isso acontece, não adiante desespero. O mais importante é descobrir o que está causando a queda e, depois, buscar os melhores tratamentos disponíveis.

Quantos fios uma pessoa perde por dia?

Em média, uma pessoa adulta perde 100 fios de cabelo por dia. Como ninguém conta os fios perdidos, uma boa dica para saber se a queda está acima do normal é passar a mão com os dedos entre as mechas. Ao fazer isso, o ideal é que não se soltem mais de 15 fios. Porém, é preciso observar outras coisas. Se você tem os cabelos cacheados e não lava todos os dias, é normal que os fios soltos fiquem enrolados nos outros. Assim, no momento da lavagem a quantidade de fios perdidos parece maior. Falhas visíveis no couro cabeludo são sinal de que a queda é mais severa, mesmo que a contagem dos fios esteja dentro do normal.

O que causa a queda de cabelo?

A queda capilar é causa por fatores muito diferentes. Em muitos casos, o estresse do dia-a-dia pode ser a explicação. A alimentação também tem muita relação com a saúde dos fios. Se o organismo está com carência de nutrientes, é comum que as madeixas sintam a falta. Outros problemas como o tabagismo, uso de produtos químicos, alergias no couro cabeludo e fatores genéticos são causa para a perda maior de fios.

Queda Capilar

Os fios que ficam na escova podem indicar que é hora de procurar um dermatologista.

Dessa forma, é difícil dizer quais são as causas específicas para a queda de cabelo de uma pessoa. Somente um especialista pode observar todos os fatores, solicitar o exames necessários e indicar o melhor tratamento.

Existem produtos eficazes para a queda de cabelo?

Os produtos usados para combater a queda dependem do que está causando o problema. Um shampoo que promete acabar com a queda não vai suprir, por exemplo, a falta de certos tipos de minerais no seu sangue. Assim, o cosmético não vai resolver nada, independente da marca. De modo geral, os shampoos e condicionadores para queda contém substâncias fortificantes. Lendo bem o rótulo, é possível que você encontre um asterisco explicando que o produto é indicado para queda causada pela quebra dos fios. O ideal, portanto, é atacar a fonte do problema, seja ele qual for. E um detalhe: a calvície relacionada a fatores genéticos, muito comum nos homens, dificilmente pode ser revertida.

O que fazer quando o cabelo começa a cair?

Quem observa que o cabelo está caindo demais precisa procurar um dermatologista. O cabeleireiro não é o profissional mais indicado porque as causas quase sempre são internas. Exames de sangue ajudam no diagnóstico, revelando se há falta de algum nutriente. Problemas como o estresse podem ser melhor percebidos pelo médico. Uma simples mudança na alimentação já pode ajudar bastante. O uso de medicamentos específicos, recomendados pelo especialista, também são muito eficientes para diferentes tipos de queda.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Por Que Meu Cabelo Cai Tanto?