Se você é apaixonada por doces, mas não gosta de perder muito tempo na cozinha, precisa aprender receitas simples e fáceis. É o caso desse pudim de maçã, que foi ensinado pela apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Você. É tão simples de fazer, que nem precisa da própria maçã. O pudim é feito com suco de caixinha. Aproveite a facilidade da receita e faça esta sobremesa para surpreender sua família!

Ingredientes

pudim de maca

Pudim de maçã

Caramelo

  • 3 xícaras (chá) de suco de maçã (720 ml)

Pudim

  • 3 ovos;
  • 3 gemas;
  • ¼ xícara (chá) de açúcar (50 g);
  • 4 folhas de gelatina incolor picadas (ou 10 g de gelatina em pó sem sabor);
  • 2 ½ xícaras (chá) de suco de maçã (600 ml)

Modo de Fazer

Caramelo

Comece fazendo o caramelo, que dará um sabor especial ao seu pudim. Basta colocar as 3 xícaras de suco de maçã em uma panela (é importante que o suco seja de boa qualidade). Deixe ferver em fogo alto por 20 minutos ou até que o suco seja reduzido pela metade. Abaixe o fogo e deixe ferver por mais 10 minutos para engrossar. A calda ficará com uma cor escura, como caramelo.

Divida o caramelo em 6 forminhas pequenas e reserve.

Pudim

Em uma tigela, coloque os 3 ovos e as 3 gemas. Muita atenção! São 3 ovos inteiros, mais 3 gemas! Adicione o açúcar e bata bem, até que fique uma mistura homogênea. Acrescente as folhas de gelatina ou, se preferir, a gelatina em pó já dissolvida em água quente. Misture bem.

Em uma panela coloque o suco de maçã e deixe ferver. Adicione o suco quente à mistura acima. Vá colocando aos poucos, misturando sem parar. Quando a mistura estiver bem homogênea, transfira para as forminhas já com a calda.

Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 1 hora ou até ficar firme, em uma assadeira em banho-maria. Retire do forno e espere esfriar. Depois de frio, leve o pudim à geladeira por 6 horas. Desenforme e sirva em seguida. Se quiser, pode usar pedaços de maçã para decorar.