Quais São as Frutas Que Emagrecem?

As frutas estão presentes em quase todas as dietas de emagrecimento porque são nutritivas e fazem bem para o organismo. Ainda assim, existem discussões a respeito dos benefícios das frutas, principalmente aquelas consideradas como calóricas. Há quem diga, por exemplo, que banana é engordativa e deve ser evitada por quem precisa perder peso. Outras frutas também integram a lista negativa, como o abacate e o caqui.

Mas afinal, as frutas ajudam a emagrecer? Existem frutas que engordam? Devo ou não devo incluir frutas na minha dieta?

As Frutas e o Emagrecimento

O emagrecimento é um processo bem complexo, que muitas vezes acaba reduzido a uma conta de redução de calorias. Assim, pessoas que querem perder peso focam no índice calórico dos alimentos, deixando de lado a importância de certos nutrientes e substâncias para a nossa saúde. As frutas são alimentos excelentes para o organismo, porque contêm fibras, antioxidantes, vitaminas e sais minerais. E a variedades de frutas garante que tenhamos acesso a todos essas substâncias benéficas em quantidade adequada.

Benefícios das Frutas

Sabe a dieta do abacaxi? Esqueça. Estamos falando aqui de um cardápio balanceado que possa ajudar no emagrecimento de forma saudável. Nesse tipo de dieta, ou melhor, reeducação alimentar, é fundamental incluir frutas variadas que possam ajudar na digestão, estimular o metabolismo e matar a fome, dentre outras funções. Obviamente precisamos observar as quantidades, pois se você comer 100 abacates em um dia vai sim engordar.

Frutas que emagrecem

Frutas que emagrecem

Indicação de Consumo

A indicação é de de 3 a 5 porções de frutas por dia. O ideal é que as frutas sejam consumidas como lanche ou sobremesa, de preferência in natura. Os sucos também são boas opções pois concentram os nutrientes de frutas, verduras e até mesmo cereais. É necessário, no entanto, não exagerar pois as frutas contém um açúcar, a frutose, que é calórico. Sem excessos, as frutas podem auxiliar bastante no emagrecimento, mesmo aquelas tidas como calóricas.

Abacate Engorda?

O abacate já foi visto com um grande vilão das dietas, mas hoje em dia essa visão está bem mudada. Apesar de ser calórico, o abacate é benéfico porque contém gorduras boas, que ajudam a regular os níveis do colesterol. Estudos mostram também que o abacate pode contribuir para a redução da gordura abdominal. Ele só não deve ser consumido em exagero. Meio abacate por dia é o suficiente para garantir os benefícios e a fruta não pode ser adoçada.

Abacaxi Emagrece?

Ao contrário do abacate, o abacaxi tem ótima fama. Dizem que ele ajuda a queimar gordurar e tem gente que passa dias comendo só abacaxi. De fato o abacaxi é bem benéfico, porque ajuda na digestão e fortalece as defesas do organismo. Por conter cromo, ele também ajuda a diminuir o apetite naturalmente. Porém, não devemos exagerar no consumo. Com apenas 1 xícara (chá) e abacaxi picado temos todos os benefícios da fruta.

Maçã Para Perder Peso

A maçã vem se sobressaindo quando o assunto é emagrecimento. Pesquisadores acreditam que as fibras contidas na fruta reduzem a fome e também regulam os índices de açúcar no sangue – quando há picos glicêmicos, o organismo tende a acumular mais gordura. Um estudo mostrou que mulheres que comiam pelo menos 1 maçã por dia perdiam mais peso que as que não consumiam a fruta. Por isso, vale a pena incluir a maçã na dieta!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais São as Frutas Que Emagrecem?