Quais São os Sintomas da Gravidez?

A gravidez é um processo que traz muitas mudanças para o corpo da mulher. Por isso, é comum que ocorram uma série de sintomas indicativos de que a gestação se iniciou. É claro que nem todos eles vão aparecer e que alguns podem aparecer mesmo que você não esteja grávida. Então não adianta tentar descobrir se você está grávida ou não a partir de sintomas. O ideal é fazer um teste de gravidez e procurar seu ginecologista.

Vontades estranhas e repentinas

Minha mãe conta que quando estava grávida de mim sentiu uma vontade repentina de tomar suco de uva. Quando meu pai conseguiu, depois de horas, achar a fruta, a vontade já tinha passado. Essas vontades estranhas são muito relatadas, mas não existem explicações científicas para ela. Se você sentir algo parecido, pode ser que esteja grávida, mas não existem garantias a esse respeito.

Escurecimento dos mamilos

Os hormônios se alteram durante a gravidez, o que explica a maior parte dos sintomas. Um deles é o escurecimento dos mamilos e da aréolas, por causa das mudanças para a amamentação. Essa alteração na cor pode ser notada ou não pela gestante. Ela também pode ocorrer devido a outros fatores, como uma oscilação hormonal.

Gravidez

O sono e o cansaço podem ser sintomas da gravidez

Sangramentos

Às vezes as mulheres se perguntam se é possível menstruar durante a gravidez. O que de fato acontece são sangramentos, mas não a menstruação propriamente dita. Oito dias após a fecundação do óvulo é comum que a mulher venha a sangrar e sentir um pouco de cólica, indicando que o zigoto se alojou no endométrio. O sangramento pode ser confundido com a menstruação.

Muita vontade de fazer xixi

O hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG) passa a ser produzido com a gestação, fazendo com que as idas ao banheiro sejam mais constantes. Porém esse sintoma deve ser observado com cuidado pois pode indicar problemas de saúde como o diabetes. Além disso, mulheres costumam sentir mais vontade de urinar durante a TPM.

Sono e Cansaço

O início da gravidez costuma ser marcado por um cansaço fora do normal. A mulher sente muito sono, dorme mais e tem dificuldade para realizar tarefas do cotidiano. A responsável, nesse caso, é a elevação na produção da progesterona, causando a sensação de exaustão. Mas assim como os demais sintomas aqui descritos, não é uma regra absoluta. Se o sono e o cansaço vierem acompanhados de outros sinais, então o indicativo é mais certeiro.

Atraso na Menstruação

Esse é um dos sinais mais conhecidos. Qualquer mulher que tem algum atraso na menstruação já sabe que pode estar grávida, ainda mais quando seus ciclos são bem regulares. O atraso pode ser causado por outros fatores, mas é um dos sintomas mais claros da gestação. Depois de alguns dias, faça o teste para confirmar a gravidez.

Enjoos

O enjoo também é um sintoma famoso, mas nem sempre muito eficaz. Várias mulheres passam pelos nove meses de gestação sem sentir enjoo algum. O sinal é mais comum no início da gravidez e pode aparecer antes mesmo da menstruação atrasar.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Quais São os Sintomas da Gravidez?