Qual É a Diferença Entre Condicionador e Máscara Capilar?

Em meio a tantos produtos para os cabelos, nós mulheres às vezes temos dúvidas sobre qual deles usar. Uma questão comum diz respeito ao condicionador e a máscara capilar. Você sabe a diferença entre eles? Quando devemos aplicar um ou outro? Para solucionar essas dúvidas, hoje vamos explicar minuciosamente para que serve o condicionador e a máscara capilar. Leia com atenção para aproveitar as vantagens desses produtos para os seus cabelos.

Depois do Xampu

O processo básico de cuidado com os cabelos começa pela lavagem. O xampu é responsável pela limpeza dos fios, removendo a oleosidade e os resíduos que se depositam em nossos cabelos. Além disso, o xampu abre as escamas dos fios e é justamente aí que entram o condicionador e a máscara capilar. Ambos os produtos fecham essas cutículas, o que leva alguns profissionais a defenderem que condicionador e máscara podem servir para o mesmo fim. No entanto, tem uma ação mais externa nos fios, tornando-os mais macios para a hora de pentear. A máscara, por outro lado, age mais profundamente recuperando os fios de dentro para fora.

Condicionador X Máscara Capilar

Condicionador X Máscara Capilar

Para que serve o condicionador?

A função do condicionador pode variar bastante dependendo do produto, mas, de um modo geral, ele serve para criar uma camada de proteção sobre os fios após a lavagem. Como dissemos, o xampu remove a oleosidade natural dos fios e é com o condicionador que conseguimos recuperar parte dessa oleosidade. Outra função importante do produto é promover o equilíbrio do pH capilar, já que esses produtos são um pouco ácidos.

Para resumir, podemos dizer que o condicionar vai recuperar os fios após o uso do xampu. Se você algum dia já tentou pentear os cabelos depois de apenas lavar, deve ter notado que isso é bem difícil. O condicionador torna as madeixas mais maleáveis, facilitando a escovação. Ele também protege os fios conta o vento, os raios solares e a poluição ao promover o fechamento das cutículas capilares.

Importante: muita gente usa o condicionador de forma equivocada. O produto deve ser aplicado somente no comprimento dos fios e nunca na raiz. Por se mais oleoso, ele pode aumentar a produção de sebo pelas glândulas do couro cabeludo, aumentando o risco de caspa, seborreia e outros problemas semelhantes.

E para que serve a máscara capilar?

Como comentamos lá no início, a máscara capilar tem uma ação mais profunda, ou seja, é ela que vai recuperar os fios danificados por química ou pelas agressões do dia a dia. Ela é enriquecida com componentes que aumentam o brilho, amaciam os cabelos e hidratam profundamente. Por isso, o uso da máscara é indicado principalmente para quem está com os fios mais secos e quebradiços.

Sabe a famosa hidratação que damos periodicamente em casa? Essa é a principal função da máscara. Isso quer dizer que o produto vai dar aquele “up” no visual das madeixas com duração mais duradoura. O resultado é bem rápido, sendo possível notar logo após a aplicação que os fios estão mais nutridos, macios e brilhantes.

Condicionador X Máscara Capilar

Vamos retomar as principais diferenças:

  • Ambos fecham as cutículas dos fios;
  • O condicionador traz mais maleabilidade, enquanto a máscara aumenta a hidratação;
  • Enquanto o condicionador tem ação mais externa, a máscara age no interior e no exterior dos fios;
  • O condicionador é fundamental na hora de desembaraçar os cabelos;
  • A máscara capilar é essencial para recuperar fios danificados;
  • O condicionador é mais líquido e a máscara capilar é mais consistente;
  • O uso do condicionado deve ser diário e o da máscara depende das condições do cabelo.

Quando usar?

O uso do condicionador deve ser feito diariamente, sempre depois de lavar os cabelos com xampu. Já a máscara deve ser usada a cada 30 dias para quem tem os cabelos saudáveis ou a cada 15 dias se os cabelos estiverem muito desnutridos. Nos casos mais extremos, a máscara também pode ser usada semanalmente para recuperar fios muito danificados. Após o uso da máscara, você pode escolher se quer usar ou não o condicionador.

Dica esperta: a máscara pode ser usada como condicionador de vez em quando, sendo aplicada somente por alguns minutos. Nesse caso, o efeito será apenas de hidratação superficial. Para obter os resultados mais profundos, é necessário  deixar o produto por mais tempo nos cabelos, conforme a recomendação de cada fabricante.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Qual É a Diferença Entre Condicionador e Máscara Capilar?