Quindim – Receita

O Quindim é um doce tipicamente brasileiro e foi criado no nordeste, fala a crendice popular que a moça que preparar quindim para seu noivo ou namorado vai levá-lo pro altar! Bom, isso é o que se diz por aqui.

Mas, convenhamos que o quindim tem cara de doce português! Então para sermos honestos, em Portugal tem um doce similar chamado de Brisa-do-Lis que é praticamente idêntico, e o que muda é que na receita portuguesa o coco é substituído pelas amêndoas.

O Doce

Existe todo um mito em torno do quindim, que ele é difícil de fazer e que fica com gosto de ovo e etc. Mas acredite, o quindim é fácil de fazer. Após ver esta receita você não vai entender porque a gente não come mais quindins, e fica esperando o Natal chegar que é quando ele surge lindo e amarelo de sobremesa!

O quindim não é um doce light nem fit, visto que ele contém muitos ovos e açúcar, que contêm muitas calorias. Mas se você está na onda da proteína, talvez este doce realmente seja bom para você.

Esta é a receita mais tradicional, mas sei que existe gente que coloca maizena, fubá, para tentar fazer um quindim mais econômico, visto que são gastos muitos ovos, mas não sei se fica bom se substituir ou mudar a receita. Caso tenha uma receita mais econômica, compartilhe conosco. Se alguém tiver uma receita diet também, onde se usa adoçante culinário, ficaremos felizes em receber!

A Receita

Bom, a receita é simples mas devemos tomar alguns cuidados, lembrar que se assa quindim em banho maria e coberto em papel alumínio, você escolhe se em forma de pudim ou forminhas individuais.
Essa receita rende 20 quindins individuais, as forminhas de assar quindim são facilmente encontradas em lojas de artigos para festa e chocolate.

As forminhas de quindim não são as mesmas de empadinha. As forminhas são diferentes pois elas tem um furo no meio como as formas de pudim, mas se você não tiver, pode usar as de empadinha mesmo, ou fazer na forma grande de pudim que fica bom também, no caso será um quindão.

Ingredientes

Quindim

Quindim

  • 1 xícara de água (algumas receitas usam o leite de coco no lugar da água)
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1/2 colher de chá de manteiga
  • 12 gemas passadas na peneira (para não ficar com cheiro nem gosto de ovo)
  • 2 xícaras de coco ralado

 Modo de Preparo:

Unte com manteiga e polvilhe com açúcar as forminhas.

Leve em fogo alto a água e o açúcar e mexa até dissolver. Ferva por 5 minutos ou até obter uma calda grossa, acrescente a manteiga mexa bem e retire do fogo para esfriar.

Aqueça o fogo em temperatura média. Misture o coco ralado e as gemas a calda de açúcar e mexa até ficar uniforme.

Coloque nas forminhas e asse em banho maria por 30 minutos. Depois de assados desenforme os quindins e coloque em forminhas de papel com tapetinho plástico.

Dicas

Os ovos são normalmente suficientes para deixar o doce amarelo, mas se quiser usar anelina (corante artificial) não tem problema.

Para quindim de chocolate é só acrescentar o chocolate ou achocolatado em pó, mas neste caso, perde a característica do doce e é preferível fazer um brigadeirão.

Só polvilhar o açúcar é suficiente, não precisa fazer calda caramelizada, mas se você quiser ele brilhando é bom usar a glucose de milho (Karo) ao invés do açúcar na hora de polvilhar a forma.

Você pode assar em forno convencional, desde que em banho maria.

Caso goste, acrescente canela ou cravo, ou essência de baunilha.

Se não tiver forminhas, pode fazer o quindim de caneca também, seguindo as mesmas orientações, colocando em xícaras, sem encher muito para não derramar, e se quiser, leve ao microondas por 4 minutos. Se quiser a receita individual veja aqui.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

13 Comentários em “Quindim – Receita

  1. Janine disse em 05/06/2009 às 16:11:

    Ola, eu quero parabenizar pela receita. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. Eu moro nos USA e sinto muita saudade do sabor dos doces brasileiros, nunca cozinhei, achei esta receita e sem muita fe resolvi tentar. Super facil e ficou uma delicia. Minha calda levou 12 minutos ao invez de 5. Obrigada de verdade.

  2. vanessa freitas disse em 11/07/2009 às 00:47:

    eu fiz essa receita e o quindim fez sucesso,beijos e paranbêns pela receita.

  3. catia disse em 03/08/2009 às 18:57:

    lindao esse quindim.
    Aqui eu sempre faco para meu marido, que é americano, e eles adora um ovo,humm.Mas o quindim aqui arrasa.Eu acrescento um pouco de leite no meu.

  4. mercia disse em 20/09/2009 às 16:39:

    eu fiz a receita do quindim e nao ficou tao legal assim, porque no desenho acima ele brilha e o meu ficou apagado e seco, porque?

  5. Vlademir disse em 20/09/2009 às 16:55:

    Não é uma boa receita pois fica muito seco quem comentou que está receita é boa é porque não conhece um bom quindim, não recomendo!

  6. Iaris disse em 23/09/2009 às 16:57:

    ainda nao fiz a receita…mas sei q para o quindim brilhar na hora de untar as forminhas substitua a manteiga com açucar por glucose pode ser o tradicional “Karo”. só gostaria de saber se posso fazer em forminhas crespas ao invés de lisas. Alguém sabe??

  7. Eni disse em 18/05/2010 às 18:20:

    Olha eu adorei a receita de quindim o meu marido como a metade da forma sozinho ele adorou

  8. valter f . ventrici disse em 10/07/2010 às 17:59:

    Estas receitas em geral são ótimas! Vocês do Mulher Esperta estão de parabéns!

  9. Maria Lucia dos Santos Sousa disse em 24/07/2010 às 23:42:

    24/de julho de 2010 as 21:45 fiz uma linda Receita de quindim maravilhoso nunca tinha comido um quidim tão gostoso em vez de usar coco fresco eu usei coco ralado de saquinho ficou uma delicia Parabéns pela receita bjs.

    assinado:maria Lucia dos santos sousa.

  10. Camila Sehn disse em 17/03/2011 às 15:45:

    Gostaria de saber a que temperatura se assa? 30 min em temperatura? Obrigada!

  11. jackeline disse em 30/05/2011 às 14:16:

    Normalmente os quindins são basicamente dessa forma mesmo a receita , o que diferencia uma receita da outra é os ingredientes, use Glucose para untar e verá a diferença .

  12. silva santos disse em 17/09/2014 às 23:09:

    Gostaria de saber se pode usar outro ingrediente,como leite?
    Obrigada

    • Mulher Esperta disse em 17/04/2015 às 10:34:

      Seria necessário testar a receita, Silvia. A princípio, melhor seguí-la.

Deixe sua opinião “Quindim – Receita