Receita de Bolo de Rolo

O bolo de rolo é um prato típico da culinária pernambucana mas como uma adaptação do “colchão de noiva”, sobremesa do Sul de Portugal, região de Tavira. O doce original tinha recheio nozes e parecia um pão de ló em formato de rolo. Já aqui no Brasil, o então colchão de noiva passou por mudanças e ganhou recheio de goiaba, fruta encontrada em abundância no país tropical, e o nome de bolo de rolo.

Parecido com um rocambole, sobremesa francesa, o doce diferencia por sua massa bem fininha e seu gosto. Motivo pelo qual a comparação não agrada os recifenses. O rocambole é uma espécie de torta feita com massa de bolo que tem recheios variados de doce de leite ou na versão salgado quando leva carne. Seu formato é basicamente o mesmo, uma massa que enrola no recheio em um modelo em formato cilíndrico.

Em Recife, a receita foi selecionada entre diversas delícias da Casa dos Frios, tradicional empório gourmet, que além da culinária é famoso por conservar o patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pernambuco. O livro “Sabor do Brasil’, da Editora Sextante, apresenta a receita do tradicional bolo de rolo Pernambucano e dissipa essa riqueza da nossa cozinha.

bolo de rolo

Bolo de rolo: observe como a massa é fina.

Ingredientes do bolo de rolo

Recheio

  • 125 ml de água
  • 1 lata de goiabada
  • 50 ml de vinho do Porto

Massa

  • Açúcar de confeiteiro
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de açúcar comum
  • 250 gramas de manteiga
  • 5 ovos

Preparo

Corte o doce de goiaba em pequenos cubinhos, leve para uma batedeira e acrescente água. Bata bastante os dois ingredientes até ficar uma mistura bem homogênea e cremosa. Em forno médio, mexa o creme até cozinhar e levantar fervura. Misture bem e adicione o vinho. Desligue o fogo e deixe o creme esfriar. Enquanto isso prepare a massa.

Em uma tigela funda coloque aos poucos o açúcar e a manteiga e bata bastante. Acrescente os ovos, um de cada vez, e continue mexendo bem. Coloque também a farinha de trigo. Misture tudo até ficar uma massa bem lisa e homogênea.

Polvilhe com farinha de trigo duas formas retangulares untadas com manteiga. Aqueça o forno com a temperatura de 200ºC. Despeje a massa aos poucos formando uma camada bem fininha e leve ao forno por 3 minutos.

Retire as formas do forno e vire o bolo em uma mesa coberta por um pano de prato com açúcar polvilhado. Despeje a goiabada por todo o bolo e faça o rolo com a massa ainda quente. Utilize luvas de cozinha para não queimar as mãos. Depois que o doce esfriar corte-os em fatias bem fininhas.

Onde comprar bolo de rolo

Se a receita pareceu complicada ou prefere provar um autêntico bolo de rolo, temos algumas indicações também.

Em Recife há a Casa dos Frios (www.casadosfrios.com.br) na Avenida Rui Barbosa, 412 ou na Av. Domingos Ferreira, 1920. Em Belo Horizonte, a Padaria Gran Vitória na Avenida Afonso Pena, 4270 e também em São Paulo no Empório do Nordeste que trabalham sob encomenda com formatos de mini bolo de rolo, usado para presentear como lembrancinhas: Telefone: (11) 96469-3434 ou por e-mail:  cliente@emporiodonordeste.com.br


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Bolo de Rolo