Receita de Brigadeirão

O brigadeiro é um doce típico do Brasil e, vamos combinar, quem teve essa ideia de misturar leite condensado e chocolate merece um prêmio. A combinação é perfeita e muito simples. Mas se você quiser complicar um pouquinho, dá pra fazer em casa o brigadeirão. A sobremesa tem sabor inspirado no docinho de festa, mas sua consistência é cremosa como a do pudim. O resultado é de encher os olhos e fazer salivar.

Quer experimentar? Então veja os ingredientes e o modo de preparo. Não deixe também de ler as dicas para deixar a sobremesa ainda mais gostosa.

Ingredientes

Para fazer o brigadeirão  tradicional em casa você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó (50% cacau)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 ovos
  • manteiga para untar
  • 1 xícara (chá) de chocolate granulado para decorar

    Brigadeirão

    Parece e é delicioso!

Modo de Preparo

Comece colocando o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e os ovos no liquidificador. Depois bata tudo até obter um líquido cremoso e homogêneo, como um milk shake.

Coloque essa mistura em uma forma untada com manteiga. O ideal é usar uma forma de pudim para deixar o brigadeirão mais bonito e facilitar o cozimento em banho-maria. Se não tiver uma dessas, use uma forma comum com furo no meio dentro de um recipiente com água.

Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao brigadeirão ao forno preaquecido a 180º C para cozinhar. Em média, o tempo de forno é de 1 hora e 30 minutos, mas isso vai depender do seu forno.

Após esse tempo retire do forno e espere amornar para desenformar. Vire em um prato grande com cuidado e decore com o chocolate granulado. Depois leve à geladeira por cerca de 6 horas. Sirva bem frio.

Dicas Espertas

O brigadeirão pode ser feito no microondas. Nesse caso, também é preciso colocar a massa em forma untada. O ideal é usar o recipiente de silicone ideal para forno microondas. O tempo de cozimento é de mais ou menos 8 minutos. Observe se a massa já está cozida e se não estiver, volte com o brigadeirão para o forno por mais alguns minutos.

Se você quiser deixar o brigadeirão com um aspecto mais bonito, experimente usar raspas de chocolate ao leite em vez do granulado comum. O ideal é usar uma faca para tirar lascas grandes do chocolate, que deve ser raspado bem gelado. Você também pode usar chocolate meio amargo para deixar a sobremesa menos doce.

O chocolate usado na receita tem que ser do tipo 50% cacau. Se você usar o achocolatado comum, que tem muito açúcar, corre o risco da receita não dar o ponto certo. Outra opção é usar o cacau em pó, que tem ainda mais sabor.

Para decorar o seu brigadeirão, sugerimos algumas cerejas marrasquino além do chocolate em lascas. Nozes moídas, castanhas picadas e outras sementes do tipo também combinam bastante com a receita. Então use a sua criatividade para apresentar um brigadeirão perfeito!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Brigadeirão