Receita de manteiga caseira

Se você usa muito leite fresco, que tem que ser fervido, com certeza joga muita nata fora. Mas saiba que esta nata pode ser aproveitada para fazer manteiga. Você terá uma manteiga pura, sem conservantes, e ainda fará uma boa economia.

Como fazer

Recolha todos os dias a nata do leite e guarde em um recipiente fechado na geladeira. Quando obtiver a quantidade suficiente, bata bem a nata em uma tigela até que o creme se transforme em manteiga. Em seguida, lave a manteiga, colocando água na tigela até cobrir e vá mexendo e amassando com uma colher de pau, até que a água entre no meio da manteiga. Quando a água estiver turva, leitosa, jogue-a fora e adicione mais água. Repita o processo até que a água de lavagem fique límpida. Esta lavagem serve para retirar a acidez da manteiga. Se preferir, adicione sal a gosto.

Dicas Extras

manteiga

Faça sua própria manteiga

Veja algumas dicas úteis relacionadas à manteiga.

Como tirar o ranço da manteiga

Para tirar o ranço da manteiga coloque-a em uma vasilha e ponha água até cobrir. Adicione uma colher de bicarbonato e deixe de molho por 24 horas. Depois é só lavar com água limpa!

Congelando a manteiga

A manteiga sem sal poderá ser guardada em congelador por tempo indeterminado, se estiver embrulhada em papel alumínio ou saco plástico. Porém, a manteiga com sal pode ficar por pouco tempo, mesmo assim, somente se estiver em sua embalagem original.

Verificando a qualidade da manteiga

Para saber se a manteiga é de boa qualidade, coloque um pouco em uma panela e leve ao fogo. Se ela queimar logo, é porque é boa, mas se demorar para queimar e espirrar para fora da panela, ela é de má qualidade.

Conheça também as vantagens da manteiga em relação à margarina.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de manteiga caseira