Receita de Pizza de Tapioca

Quando morei em Roraima, há quase 20 anos, fui apresentada à tapioca, que ganhou meu paladar. O problema é que depois de mudar para o sudeste sempre foi difícil encontrar a goma. Sempre que alguém viajava para o norte ou nordeste pedíamos para trazer tapioca. Também era possível encontrar o ingrediente em feiras e mercados, mas sempre com alguma dificuldade.

Para a minha sorte e de outros adoradores da tapioca, ela vem se tornando famosa em todas as regiões do Brasil. Hoje em dia é possível encontrar a goma em quase todos os supermercados, até mesmo em cidades do interior. A tapioca também é vendida pronta em lanchonetes, padarias e restaurantes, sendo bem mais fácil consumi-la.

Os Benefícios da Tapioca

Essa revolução na venda de tapioca parece ter sido estimulada pelos benefícios do alimento. Primeiramente porque ela não contém glúten, uma substância que vem sendo tratada como vilã em várias dietas. Além disso, a tapioca tende a ser menos calórica que outros tipos de carboidrato, como o pão branco e o arroz. E como a alimentação saudável está na moda, a tapioca ganhou o Brasil. Para que ela seja mais benéfica, o ideal é combiná-la com ingredientes pouco gordurosos e nutritivos. Uma dica é a pizza de tapioca, que tem poucas calorias e é super prática de fazer.

Pizza de Tapioca

Essa receita é mais light e não contém glúten

Ingredientes

  • goma de tapioca
  • orégano
  • mussarela
  • tomate cereja
  • folhas de manjericão

Você deve estar se perguntando: cadê as quantidades? Bom, a quantidade vai depender muito do tamanho do seu tabuleiro e também do seu gosto. Para uma pizza mais magrinha, o ideal é usar menos queijo e mais tomate. A indicação do recheio marguerita também é para reduzir calorias, mas você poderá usar os ingredientes que tiver em casa ou gostar mais. Dá pra fazer a pizza com presunto e queijo, palmito, milho, atum ou o que mais você conseguir imaginar.

Como Fazer

Quem já fez tapioca sabe que o preparo é muito simples. Para obter o formato de massa redondo, o ideal é usar uma assadeira ou uma forma especial, daquelas mais baixinhas, feitas especialmente para pizzas. Dá pra fazer na frigideira também, principalmente se você quiser as pizzas com tamanhos menores.

A goma deve ser peneirada em uma peneira não muita grossa por toda a forma. A dica é criar uma camada fina, mas que cubra todo o fundo da assadeira. Não precisa untar a forma, mas é importante que o fogo esteja baixo para que a tapioca não queime. Depois de peneirar, espere até a massa “juntar” e vire. Deixe mais ou menos 1 minuto dos dois lados, retire do fogo e reserve. Para dar sabor à sua massa, salpique um pouquinho de orégano ou misture a erva na goma.

Se for fazer mais de uma pizza, faça todas as massas primeiro. Depois cubra cada uma delas com queijo mussarela ralado, tomate cereja picado em quatro partes e folhas de manjericão. Leve tudo ao forno preaquecido a 180º por 5 minutos, só para derreter o queijo. Coma em seguida enquanto a pizza ainda estiver quentinha!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receita de Pizza de Tapioca