Receitas Caseiras de Xarope Para Sua Saúde

O inverno está chegando e com ele vêm as doenças respiratórias. Na época mais fria do ano, é comum que doenças como a gripe, o resfriado e a dor de garganta apareçam. Isso acontece porque as temperaturas baixas fazem com que as pessoas fiquem em lugares fechados, favorecendo a contaminação. Para combater esses problemas de forma natural, os xaropes são excelentes opções. Por isso, separamos várias receitas práticas e eficazes que podem ajudar no tratamento das doenças respiratórias. Fique de olho no modo de preparo e nos ingredientes de cada xarope!

Xarope Caseiro de Abacaxi

O abacaxi contém uma substância chamada bromelina, que tem importante função em nosso organismo. Ela atua como um antiinflamatório natural, além de auxiliar na expectoração. Muitos remédios industrializados são feito à base de bromelina, mas você pode aproveitas esses benefícios em casa com a receita de xarope. Veja os ingredientes:

  • 1 abacaxi
  • 1 litro de água
  • 2 litros mel
  • cravo e canela

Antes de tudo, lave bem o abacaxi com uma escovinha para retirar qualquer resíduo da casca. Depois pique a fruta em cubos, excluindo somente as folhas (coroa). Ponha os pedaços em uma panela juntamente com alguns dentes de cravo e canela em pau. Cubra tudo com a água e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, acrescente o mel, espere esfriar e bata tudo no liquidificador. Para armazenar use um vidro escuro e mantenha-o em local fresco. A indicação é de 1 colher (sopa) do xarope de abacaxi 4 vezes ao dia para combater a tosse e o resfriado.

Xarope Caseiro

Xarope Caseiro

Xarope Caseiro de Angico

O angico é bastante conhecido pelos sertanejos por causa de suas propriedades medicinais. A casca da árvore é usada no preparo de diversos medicamentos naturais, principalmente para combater problemas respiratórios com a tosse, a bronquite e a asma. Uma dessas receitas é o xarope caseiro, que pode ser feito por qualquer pessoa de modo simples. Os ingredientes são:

  • 1 litro de água
  • 1 kg de rapadura
  • 1 pedaço médica da entrecasca do angico

A entrecasca é uma parte mais interna da casca. Ela é menos rígida e solta lascas. Para fazer o xarope, é preciso “desfiar” a casca com as mãos. Depois junte os fios com a água, leve ao fogo e deixe cozinhando em fogo baico por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, pique a rapadura e após o tempo de cozimento do angico acrescente os pedaços. Quando a rapadura derreter, continue mexendo até obter ponto de calda. Então desligue, espere esfriar e coe o xarope em um pano de algodão limpo. Guarde o xarope em um vidro com tampa na geladeira. A indicação é de 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia.

Xarope Caseiro de Romã

O romã é muito utilizado para fins medicinais. De acordo com a medicina popular, ele é bastante eficaz no tratamento das dores de gargante, o que se explica por suas propriedades adstringente e antiinflamatória. Isso quer dizer que o romã limpa a infecção e combate as bactérias causadoras do problema. Além disso, a fruta também é diurética, tônica e vermífuga. O xarope que ensinaremos a seguir pode ser usado para tratar inflamação de garganta e rouquidão. Os ingredientes necessários são:

  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 4 romãs
  • mel

Primeiramente é preciso lavar bem as romãs para limpar a casca. Corte 3 das romãs ao meio, tire as sementes com a ajuda de uma colher e coloque no liquidificador. A romã restante será usada inteira, com a casca e a poupa. Bata as frutas no liquidificador com um pouquinho de água. Depois junte essa mistura com o vinho branco, guarde em um vidro e deixe descansar por 9 dias. Após esse tempo, coe e reserve. Na hora de consumir, junte 3 colheres (sopa) dessa mistura com 50 ml de água morna e 1 colher (sopa) de mel puro. Tome essa porção todos os dias pela manhã em jejum e antes de dormir até que os sintomas desapareçam.

Xarope Expectorante

Remédios naturais

Remédios naturais

O xarope expectorante ajuda a limpar as vias aéreas quando elas estão cheias de catarro. Esse processo geralmente leva à eliminação do muco através da tosse ou do escarro, combatendo, assim, a sensação de peito cheio. As receitas com ação expectorante são excelentes para quem está com tosse seca (não produtiva), além de atenuar a bronquite e outros problemas respiratórios. No caso da receita abaixo, o mel, o abacaxi, o agrião e o gengibre atuam como expectorantes, o que torna a mistura muito eficaz. Veja os ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de mel
  • 1 xícara (chá) de talos de agrião
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado
  • 1/2 xícara (chá) de gengibre ralado
  • 1/4 de xícara (chá) de água

Coloque todos esses ingredientes em uma panela esmaltada e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Depois que amornar, bata tudo no liquidificador para triturar os pedaços inteiros. Então coe em um pano de algodão limpo e guarde em um vidro escuro. A indicação é de 1 colher (sopa) a cada 6 horas durante o período de 1 semana (mesmo que os sintomas desapareçam antes disso).

Xarope Caseiro Para Sinusite

A sinusite é um problema causado pela inflamação dos sinos da face. O muco dessas cavidades quando inflama causa sintomas como dores de cabeça, dor no rosto, febre, tosse e outro. O uso de antibióticos é o mais recomendado para combater a inflamação, mas a receita caseira abaixo também ajuda a aliviar os sintomas. Para fazer o xarope em casa você vai precisar de:

  • 1 molho de agrião
  • 3 cebolas roxas
  • 1 kg de açúcar mascavo

Pique todo o agrião, incluindo os talos, em pedaços grandes. Depois descasque as cebolas e divida-as em 4 partes. Coloque esses ingredientes em um recipiente de vidro, cubra com o açúcar mascavo e leve ao forno por uma hora. Depois que esfriar, use um pano de algodão limpo para coar a parte líquida, apertando bem para que o sumo da cebola e do agrião sejam extraídos. Guarde esse líquido em um vidro escuro em local fresco. A indicação é de 1 colher (sopa) do xarope 3 vezes ao dia, preferencialmente pela manhã, à tarde e à noite.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Receitas Caseiras de Xarope Para Sua Saúde