Ricota Caseira – Receita

A ricota é um derivado do leite com baixo teor de gordura, ou seja é um queijo magro, mas ainda é mais magro que o chamado queijo branco. Por não ter gordura a ricota não derrete. Embora seja light a ricota tem lactose. Apesar de se assemelhar ao queijo, o preparo da ricota é  bem diferente. Ela é feita a partir do soro que resta na fabricação do leite. Por isso, a ricota é mais magra e contém alto teor de proteínas.

A ricota tem sido indicada por nutricionistas para substituir o queijo comum que é mais calórico, a ricota é mais saudável e tem muitas proteínas mas tem gente que não gosta da ricota, dizem que ela é ruim, pois ela é boba e sem sal. Mas existe ricota fresca temperada que é muito gostosa, você pode procurar uma boa marca ou distribuidor ou então fazer a sua própria ricota em casa. O único cuidado é não exagerar no sal e acabar fazendo a ricota um perigo para a pressão alta.

A ricota é muito usada no preparo de patês, a ricota amassada com maionese, ou batida no liquidificador pode ser temperada com alho, atum, cenoura, tomate seco ou azeitonas para um delicioso patê.

A ricota com espinafre é uma combinação perfeita. Experimente fazer canelloni ou panqueca recheados com esta mistura; fica leve e muito harmonioso.

O preço da ricota nem sempre é tão bom quanto os benefícios proporcionados por ela, por isso recomendamos que você faça sua ricota caseira para poder economizar e até mesmo, quem sabe vender para a vizinhança. O que pouca gente sabe é que fazer ricota em casa é muito simples.Veja a receita que é muito simples e fácil de fazer, usando ingredientes que você tem em casa.

Importante saber que a ricota, assim como qualquer outro tipo de queijo, não deve ser congelada e comida fresca.

 

Vamos à receita básica!

Você vai precisar de:

Ricota Caseira

Ricota Caseira

  • 1 litro de leite
  • 4 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 4 colheres (sopa) de água filtrada
  • sal a gosto

Modo de Preparo

Leve o leite para ferver em uma panela grande. Assim que começar a fervura, desligue e acrescente o vinagre e água. Em pouco tempo, você observará que o leite começou a talhar. Quando ele estiver bem separado, use um pano limpo para escorrer o soro da massa. Aperte e torça bem, até a massa ficar seca. Depois  tempere com sal e coloque em uma forma ou vasilha de plástico, apertando com as costas de uma colher. Coloque na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Ricota Temperada

Outra opção é temperar essa mesma massa com orégano, pimenta calabresa e outros condimentos que você tenha em casa. Faça isso no mesmo momento em que colocar o sal e siga o mesmo processo de preparo.

Ricota e Cottage

Diferente do que muitos pensam, ricota não é cottage. O queijo cottage é uma espécie de coalhada e é cremoso pois ele não é prensado, fica um pouco de soro. Ou seja, para fazer a receita de cottage caseiro siga estas mesmas instruções, mas não esprema a massa demais.

Vocês vão ver que o cottage e a ricota é um leite talhado de forma controlada. Para ricota caseira sem lactose, utilize o leite sem lactose da sua preferência.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Ricota Caseira – Receita