Rocambole de Limão – Receita

Rocamboles são deliciosos e também muito bonitos, excelente opção para servir aos convidados. Eu gosto de preparar rocamboles para não cair no tédio com bolos sempre com o mesmo formato.

E ainda podemos brincar com as cores e deixá-lo com cara de desenho animado, incentivando o paladar das crianças, que nem sempre estão dispostas a comer. Experimente servir um rocambole bem decorado para sua família! Com certeza todos vão amar!

Veja a receita!

Ingredientes

Massa

Para a massa você vai precisar de:

  • 4 claras
  • 6 gemas
  • 3/4 de xícara (de chá) de açúcar
  • 3/4 de xícara (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó
  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 colher (de sopa) de manteiga

Recheio

Para o recheio você vai precisar de:

  • 1 caixa de leite condensado (200g)
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • 1/2 xícara (de chá) de suco de limão coado
  • 1 colher (de sobremesa) de gelatina em pó sem sabor hidratada em 1/4 de xícara de água, derretida e fria

Modo de Preparo

Massa

Rocambole de Limão

Aprenda a fazer um delicioso rocambole de limão

Em uma tigela grande, passe as gemas pela peneira. Esse procedimento é importante para que o ovo não deixe um cheiro forte na receita. Depois junte as claras e o açúcar, misture bem e leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre até amornar ligeiramente e o açúcar derreter (cuidado para não deixar muito tempo, pois os ovos não devem cozinhar).

Leve a mistura para a batedeira e bata até que os ovos aumentem de volume.
Retire da batedeira e junte a farinha de trigo peneirada, o leite quente e a manteiga derretida. Misture bem, e depois junte o fermento em pó, mexendo delicadamente.

Coloque a massa sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal, ou untado e enfarinhado. Leve ao forno médio pré-aquecido. Asse por cerca de 20 minutos.

Recheio

Prepare o recheio juntando o suco de limão, o leite condensado e o creme de leite. Assim que você misturar esse creme, vai começar a engrossar, não precisa levar ao fogo. Espere 5 minutinhos e prepare a gelatina, junte ao creme, mexa bem e leve à geladeira até a hora de montar o rocambole.

Montagem

Assim que a massa assar, retire-a do forno e coloque sobre um pano de prato úmido, limpo e polvilhado com açúcar.
Recheie, espalhando a mistura reservada por toda a massa. Depois enrole com a ajuda do pano de prato, leve à geladeira ainda enrolado no pano para que não resseque até a hora de servir.

Na hora de servir, coloque o rocambole em uma travessa, polvilhe com açúcar e corte fatias finas da casca do limão para decorar.

Para ter um rocambole colorido, você pode usar corante culinário próprio para bolos. Escolha as cores de sua preferência e acrescente o corante tanto na massa quanto no recheio. Fica lindo!

Dica Esperta: É interessante usar a cor verde no recheio, por causa do sabor de limão.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Rocambole de Limão – Receita