Suflê de Chocolate e Café – Receita

Fazer dieta não é uma lei, nem uma penitência, é preciso se permitir um pouquinho, esse pouquinho pode ser um chopp com as amigas, uma pedaço de pizza com o namorado ou uma deliciosa sobremesa preparada por você.
O suflê de chocolate é tradicionalíssimo e o toque de café uma inovação ousada, os sabores contrastam formando uma sobremesa equilibrada e cheia de requinte.
Para preparar essa iguaria bastam 50 minutinhos, o ideal é servir morno e só adicionar a calda de café na mesa.
Você vai precisar de:
Suflê:

  • 100g de chocolate sem açúcar picado
  • 2 colheres de sopa de margarina light
  • 2 ovos (claras e gemas separadas, lembre-se de peneirar as gemas)
  • 1/4 de xícara de açúcar ou adoçante para forno e fogão
  • 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de chá de essência de baunilha ou de avelã

Calda de café e chocolate:

  • 60g chocolate sem açúcar picado
  • 1 colher de chá de café solúvel dissolvido em 1 colher de chá de água fervente
  • 1 colher de sopa de açúcar ou adoçante de forno e fogão
  • 3 colheres de sopa de leite desnatado

Modo de Preparo:
Derreta as 100g de chocolate em banho maria, espere o chocolate esfriar um pouco para que não cozinhe as gemas antes de você misturar, adicione as gemas peneiradas misturando bem e rapidamente, acrescente o açúcar ou adoçante,  a farinha, a baunilha e deixe esfriar.
Bata as duas claras em neve e antes de incorpora-las a massa já fria do suflê coloque em um pequeno recipiente o equivalente a uma colher de sopa da massa e uma da clara em neve e misture bem, depeje sobre a massa do suflê misturando vagrarosamente, incorpore o restante das claras ainda bem devagar. (Esse é o segredo para incorporar perfeitamente as claras e obter um suflê fofinho)
Despeje em quatro forminhas individuais para suflês pequenos ou duas forminhas individuais grandes untadas com margarina e leve ao forno pré aquecido por 20 minutos.
Retire do forno e deixe esfriar por no mínimo 5 minutos antes de servir, não é necessário desenformar, sirva no proprio refratário onde assou os suflês.
Para a fazer a calda de café basta derreter as 60g de chocolate em banho maria, esperar esfriar um pouco e adicionar o café previamente dissolvido na água e no leite desnatado e o açúcar ou adoçante,( se for usar açúcar coloque uma colher de café de açúcar de confeiteiro para aumentar o brilho da calda) misture bem e coloque em uma molheira.
Na hora de servir espete o suflê com a colher de sobremesa criando um pequeno lago, regue o suflê com a calda preenchendo o espaço feito com a colher!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Suflê de Chocolate e Café – Receita