Tempero Para Churrasco

Muitas vezes a carne do churrasco fica dura, mas não sabemos o que aconteceu. A verdade é que o tempero utilizado interfere não só no sabor da carne, mas também em sua textura. Então, é fundamental usar os temperos certos para garantir que seu churrasco fique suculento e macio. Se você não é uma especialista no assunto, hoje daremos algumas dicas especiais para o preparo de um bom churrasco.

Escolha da Carne

A escolha das carnes são o primeiro passo para o sucesso do seu churrasco de domingo. As preferidas costumam ser as carnes de boi, como a picanha e a costela, mas também é comum usarmos linguiça, asinhas de frango ou alguns tipos de carne de porco. No caso da carne bovina, as mais indicadas são:

  • cupim
  • maminha
  • fraldinha
  • alcatra
  • picanha
  • costela

Na hora de comprar, peça para o açougueiro fazer o melhor corte para churrasco. Ele saberá o tipo ideal para cada uma das carnes mencionadas acima e você poupa o trabalho de ter que cortar tudo em casa.

Churrasco

O sal grosso é o melhor tempero para seu churrasco

Sal Grosso

Se você já participou de um churrasco com um gaúcho já deve ter ouvido que o único tempero possível para as carnes é o sal grosso. Essa afirmação faz sentido, porque o sal grosso penetra na carne na medida certa, não endurece a carne nem interfere muito no seu sabor. Por isso, o churrasco tradicional deve ser feito apenas com sal grosso, aplicado sobre toda a superfície da carne. Na hora de servir, é preciso tirar o excesso de sal com uma faca para a parte externa não fica muito salgada.

Acompanhamentos

A variedade de sabores pode vir dos acompanhamentos servidos junto com o churrasco. O vinagrete, por exemplo, é uma ótima opção e ainda ajuda na digestão. Outro acompanhamento saboroso é o pão de alho, que pode ser incrementado com queijo, ervas e azeitonas pretas. Muitas pessoas gostam de assar queijo coalho juntamente com o churrasco, o que pode servir de alternativa para quem não come carne vermelha. Arroz e salada verde servem para acompanhar os churrascos servidos na hora do almoço.

Temperos

Se você gosta mesmo do churrasco temperado com ervas, alho e outros temperos, também é possível usá-los. Como dissemos, essa não é a receita tradicional, mas isso não quer dizer que você não pode preparar a carne da maneira que gosta mais. Uma boa mistura é feita com

  • alho triturado
  • louro em pó
  • pimenta do reino
  • e sal grosso

Acrescente um pouco de azeite de oliva para facilitar que o tempero se espalhe. Essa mistura também serve para carne de porco ou de frango, que costumam ser mais temperada.

Dicas Espertas

Jamais utilize limão ou vinagre em carnes vermelhas que serão assadas, porque isso fará com que elas fiquem duras, além de alterar a cor natural da carne. Outra dica importante é não lavar a carne com água, pois isso também interfere na textura. Como a carne será exposta a grande quantidade de calor, a água e substâncias ácidas são desnecessárias.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Tempero Para Churrasco