Tipos de Queijo: Minas, Parmesão, Ricota e Prato

Um apreciador de queijos sabe muito bem que cada tipo tem a forma correta de ser guardado, cada um tem a sua temperatura ideal para conservação e até a forma de cortar varia de um queijo para outro. Veremos aqui algumas propriedades básicas de alguns tipos de queijos e algumas dicas bem legais.

Queijo fresco (queijo minas, branco)

Este queijo pode ser conservado fora da geladeira se estiver enrolado em um pano embebido em vinagre. Dentro da geladeira, você pode conservá-lo fresquinho colocando-o em um prato fundo com um pouco de água levemente salgada. É importante virar o queijo pelo menos uma vez no dia para que os dois lados se conservem por igual.

queijo-branco

Veja como conservar o queijo branco na geladeira

Se o seu queijo minas ficou duro, deixe-o de molho em leite de um dia para o outro.

Queijo parmesão

Se o queijo parmesão ficou duro e está muito difícil de ralar, não precisa jogar fora. Recupere-o enrolando em um pano úmido durante 24 horas. É importante manter a umidade do pano durante o tempo todo. Depois, raspe a superfície do queijo e ele pode ser facilmente ralado.

Queijo prato

No caso do queijo prato ficar duro, deixe-o enrolado em um pano embebido com vinho branco por algum tempo. Ele ficará fresquinho novamente! Se não tiver o vinho, pode usar o vinagre branco.

O queijo prato fica macio por mais tempo se for guardado na geladeira enrolado em papel alumínio. E para cortar fatias sem quebrar, utilize uma faca brevemente aquecida em água fervente. Passe um pouco de manteiga na parte que foi cortada, assim você evitará o ressecamento da beirada.

Ricota

Este queijo deve ser guardado sempre na geladeira. Se for do tipo cottage, você fazer com que dure por mais tempo guardando a embalagem virada de cabeça para baixo.

Sempre que fizer uma pasta a base de ricota, esta deverá ser da melhor qualidade, isto é, cremosa e sem acidez. Assim, ela poderá se conservar por muito tempo na geladeira, desde que esteja em um recipiente bem fechado.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Tipos de Queijo: Minas, Parmesão, Ricota e Prato