Tutu de Jiló – Receita do Terra de Minas

O Programa Terra de Minas é exibido na TV Globo Minas aos sábados, às 14:00. Já está no ar a muitos anos e tem bastante audiência. Além de mostrar as belezas do Estado, viajando por várias cidades diferentes, e incentivando o turismo por Minas Gerais,o programa também ensina diversas receitas, todas bem mineiras, com ingredientes típicos do Estado de Minas Gerais. A maioria das receitas ensinadas são feitas no fogão à lenha, com aquela cara de roça, tão comum na região.

A cada semana o programa apresenta um lugar diferente, contando a sua história, mostrando curiosidades e fazendo uma receita bem típica daquela região. Em um desses sábados, o programa ensinou uma receita bem mineira, que é o tutu. Esse prato, bem tradicional na culinária mineira, é feito com feijão batido e farinha. Porém, no Terra de Minas, ele foi feito com um ingrediente bem diferente, o jiló, que também é bastante consumido no Estado inteiro.

Este vegetal divide opiniões: tem quem ame o seu sabor amargo, mas também há quem não goste nem de chegar perto. Mas é importante ressaltar também que o jiló tem muitos benefícios para o nosso organismo. Então, é mais um motivo para experimentar este prato, que parece ser delicioso. Vamos logo aprender como se faz o tutu de jiló!

Tutu de Jiló – Receita

Ingredientes

tutu

Tutu de jiló, receita mineira

  • 1 quilo de jiló
  • 3 colheres de banha de porco
  • 1 colher de tempero de alho e sal
  • 1 cebola picada
  • 200 gramas de bacon picado em cubinhos
  • 500 gramas de linguiça de porco
  • 5 colheres de farinha de milho
  • 300 gramas de torresmo
  • Salsinha e cebolinha à gosto

Modo de Preparo

Descasque e corte o jiló em quadradinhos pequenos. Faça isso sobre uma bacia de água, deixando o jiló picado dentro da água. Assim, ele não ficará escuro e, na hora de usar, você pode lavar o jiló com esta água, para retirar o amargo. Vai sair um pouco da semente também, que pode ser descartada junto com a água.

Frite a linguiça em uma panela ou frigideira, ou se preferir, use uma chapa. Reserve.

Em uma panela à parte, coloque a banha de porco e o bacon, e deixe fritar. Depois que o bacon estiver dourado, junte a cebola e o tempero de alho e sal. Agora junte o jiló e deixe refogar. Acrescente água quente, até cobrir o jiló. Deixe ferver, até que esteja bem cozido.

Coloque a salsinha e a cebolinha. O cheiro verde dá um sabor especial. Por último, coloque a farinha de milho para engrossar o tutu.

Depois do tutu pronto, frite o torresmo em outra panela. Sirva o tutu com o torresmo e a linguiça picadinha.

Dica Esperta: Esse é um prato tipicamente mineiro. Se for feito no fogão à lenha, usando panela de pedra, fica ainda melhor.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Tutu de Jiló – Receita do Terra de Minas