Como Dormir Mais Rápido?

Você é do tipo que demora a pegar no sono? Eu tenho a maior dificuldade para dormir e sempre invejei aquelas pessoas que mal fecham os olhos e já estão roncando. Depois de me deitar, costumo passar mais de uma hora rolando de um lado para o outro até , enfim, conseguir dormir. Se você compartilha desse pequeno sofrimento, saiba que existem algumas dicas que ajudam a pegar no sono mais rápido. São técnicas que ajudam o corpo a relaxar para que o sono possa vir sem maiores dificuldades.

Desligue a TV e o Computador

Muita gente tem o hábito de ficar no computador, na TV ou até mesmo no celular antes de dormir. No entanto, essas atividades não são boas para o sono, porque despertam nossas funções cerebrais e estimulam os sentidos com as luzes. Por isso, antes de dormir você sempre deve preferir atividades mais relaxantes e que não envolvam muita atenção. Para algumas pessoas funciona ler (para mim não porque eu acabo me interessando demais pela leitura). Um banho quente ou ouvir uma música suave também costuma ajudar.

Exercite a Respiração

A respiração é um ato involuntário, ou seja, que fazemos sem pensar. No entanto, pensar um pouco sobre a forma como respiramos pode trazer alguns benefícios. Antes de dormir, o ideal é começar a respirar assim como no sono. Dessa forma o corpo entende que está na hora de “desligar”. A dica é respirar mais profundamente. Conte alguns segundos de inspiração e expire lentamente. Além de ajudar no sono, a técnica também traz mais relaxamento e pode funcionar para momentos de estresse.

Dormir

Ler antes de dormir pode ser quase um sonífero

Mova Seus Olhos

Você deve estar se perguntando: mas eu não devo estar com os olhos parados para dormir? Sim, só que alguns movimentos antes de pará-los totalmente pode acelerar o sono. Com esses movimentos, os globos oculares ficam mais relaxados, ajudando a dormir. Ao se deitar, feche as pálpebras sem apertá-las muito e faça movimentos circulares com os olhos nos dois sentidos por algumas vezes. No começo vai parecer estranho, mas depois de algumas noites você começará a notar a diferença. Se não funcionar, mexa os olhos rapidamente para cima e para baixo durante 10 segundos com as pálpebras fechadas.

Contraia os Músculos

Assim como nos exercícios de respiração, a ideia aqui é enganar o corpo. Durante os sonhos, é normal que os nossos músculos se contraiam como uma reação espontânea. Assim, se você fizer isso enquanto ainda está acordado pode levar o cérebro a entender que está na hora de dormir. A contração deve ser leve e durar cerca de 2 segundos. Depois relaxe aquele músculo e espere um pouco para contrair outro. Repetindo esse procedimento algumas vezes, é bem possível que o sono cheque mais rapidamente. Com o passar dos dias, você vai estar mais acostumado com essa técnica e ela poderá funcionar ainda melhor.

Pause a Respiração

Não, de modo algum estamos dizendo para você parar de respirar. Essa dica é só uma complementação da primeira, que pode contribuir para a velocidade do sono. Além de fazer respirações mais profundas, você pode fazer uma pausa de 2 a 3 segundos antes de respirar novamente. Espere cerca de 15 segundos e faça outra pausa na respiração. Os espaços de tempo se respirar ajudam no relaxamento e podem ser eficazes se o simples controle da respiração não funcionar.


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