Alimentos Diet e Light Emagrecem?

Recentemente uma tia preparou um bolo de aniversário diet para a minha avó que é diabética. Todos provaram e de repente alguém comentou: está uma delícia e ainda emagrece, né? Como eu não aguento ficar calada, fui logo explicar que, na verdade, o bolo diet não tem nada a ver com emagrecimento. Aliás, nesse caso específico, o bolo era até mais calórico, porque tinha uma grande quantidade manteiga e creme de leite. Com esse exemplo, a ideia é deixar claro que produtos diet e light não são sinônimos de “livre na dieta”, muito menos de “alimentos saudáveis”.

Diet X Light

Diet X Light

Diet e Light: qual é a diferença

O diet é aquele alimento preparado para alguém que possui restrição alimentar. Por isso, ele apresenta ausência ou quantidades muito reduzidas de alguma substância (açúcar, lactose, gordura e etc.). No mercado brasileiro, o mais comum é que os alimentos diet tenham redução de açúcar, justamente por causa dos diabéticos. Porém, sempre vale a pena ler o rótulo com atenção para ver qual foi o elemento cortado da fórmula original.

Os alimentos lights, por outro lado, são aqueles que têm uma redução calórica de no mínimo 25% em relação ao produto original. Assim, um requeijão light, por exemplo, tem menos calorias que o requeijão comum. A redução de calorias, no entanto, não significa que o alimento é bom para quem quer emagrecer, já que certos produtos ainda são gordurosos e altamente energéticos mesmo na versão light. Eles também não são indicado para diabéticos ou quem tem outras restrições alimentares.

Cuidado com o rótulo!

A dica para não cair nas armadilhas é sempre ler o rótulo com atenção. Primeiramente, é importante observar quais são os ingredientes usados, as quantidades recomendadas de cada nutriente por dia e, claro, o valor calórico. De olho na caloria, muita gente deixa passar informações importantes, como a grande quantidade de sódio o o alto teor de gorduras trans. Muitas vezes, esses produtos industrializados são bem pouco saudáveis e nada benéficos para a sua dieta. Vale mais a pena apostar em alimentos naturais, mesmo que eles sejam mais calóricos.


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