Arroz Integral Engorda ou Emagrece?

Os alimentos integrais sempre estão listados como benéficos, mas, afinal, por que eles são melhores para a saúde? Existe alguma diferença de nutrientes entre o arroz branco e arroz integral?

Para responder a essas perguntas, e preciso entender um pouco sobre os alimentos integrais. A palavra integral significa “inteiro”. Em termo alimentares, isso quer dizer que ele não foi processo e, por isso, preserva a maior parte de seus componentes naturais.

O arroz que consumimos normalmente é altamente processado. A maior parte de nós nunca viu um grão de arroz colhido do pé, mas dá pra imaginar que ele seja bem diferente do que encontramos no supermercado. Para ficar branquinho e brilhante, o arroz é descascado e polido. Com isso, muitos nutrientes são perdidos. O que chega à nossa mesa é só a “pior” parte do arroz, rica em carboidratos e pobre em nutrientes.

Por que faz bem?

O grão de arroz é coberto por uma casca espessa e de coloração marrom. Depois da casca, existem uma espécie de cobertura do grão, que deixe ele protegido. A cor é um pouco mais clara, mas não tão branquinha quanto o arroz que conhecemos. Somente o miolo do grão é branco e macio. É justamente essa parte que consumimos normalmente.

A casca do arroz é a parte mais risca em fibras, porém é difícil consumi-la. Por isso, o grão é descascado. Para ficar mais claro, ele também é polido. Com isso, é removida também a camada entre a casca e o miolo, que contém muitos nutrientes.

O arroz integral, diferentemente do arroz branco, não é refinado, mas apenas descascado. Sua cor é mais escura porque ele mantém essa camada de proteção super nutritiva. Ele contém nutrientes como potássio, magnésio e fósforo além das vitaminas A e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras naturais e antioxidantes que previnem o envelhecimento celular precoce.

Os benefícios da versão integral em relação ao branco se devem a esses nutrientes. Enquanto o arroz branco contém basicamente só carboidratos, os sais minerais ajudam a melhorar o humor e a sensação de bem estar. As fibras ajudam a combater a prisão de ventre, além de auxiliarem no emagrecimento. Algumas substâncias facilitam a absorção de vitamina E e C, que têm ação antioxidante. Para completar o arroz integral ainda fortalece as defesas do organismo.

Arroz Integral

Saiba por que o arroz integral é melhor para a saúde.

O arroz integral serve para emagrecer?

Arroz engorda e arroz integral emagrece? Bom, essa fórmula deve ser bem analisada. O arroz branco pode ser prejudicial para o peso porque, como dissemos, ele tem somente carboidratos. Por ser um carboidrato facilmente absorvido pelo organismo, o consumo eleva os índices glicêmicos. O açúcar sobe rapidamente, o corpo produz mais insulina e acaba acumulando gorduras.

Já o arroz integral age de uma forma um pouco diferente. Por ser fonte de fibras, ele dá mais trabalho para o nosso sistema digestivo. Isso significa que os picos de glicose não ocorrem com tanta frequência, o que ajuda bastante na dieta.

As fibras ainda trazem mais uma vantagem para o emagrecimento. Em nosso organismo, elas se juntam com a água e formam uma substância gelatinosa. Com isso a absorção de gorduras se torna menor e o corpo se sente mais saciado. Assim fica mais fácil comer menos sem sentir fome.

Quanto comer? De acordo com nutricionistas, o consumo de 4 colheres de sopa cheias de arroz integral é suficiente para aproveitar todos os benefícios sem engordar. Se você exagerar, pode acabar ganhando peso por causa do excesso de carboidratos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Arroz Integral Engorda ou Emagrece?