Chá Para Emagrecer: Canela com Cravo e Gengibre

Emagrecer tomando chá é possível? Bom, dificilmente o chá sozinha fará todo o trabalho, mas ele pode contribuir para o emagrecimento se for consumido em uma dieta com redução calórica. Uma das receitas mais eficazes é chá de canela com cravo e gengibre. Os três ingredientes são termogênicos e ainda possuem outras propriedades emagrecedoras.

Saiba mais sobre cada um deles e depois aprenda a fazer a receita em casa.

Cravo da Índia

O cravo da índia é bastante usado aqui no Brasil para dar sabor a doces. Além disso, ele também serve para fazer chás, principalmente combinado com outras ervas. Esse chá pode ajudar no emagrecimento porque o cravo é termogênico. Ele eleva a temperatura interna do corpo, fazendo com que o organismo gaste mais energia para manter a temperatura normal. Assim, o cravo faz com que o metabolismo fique acelerado e o gasto de calorias seja maior.

Além desse benefício, o cravo também é ótimo para melhorar a digestão, favorecendo a absorção de nutrientes importantes. Ele também ajuda na desintoxicação, acabando com o inchaço e outro problemas relacionados à presença de toxinas. Para completar, o cravo  possui substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres.

Gengibre

O gengibre também é um termogênico poderoso. Segundo estudos, ele pode aumentar o gasto calórico em até 10%, o que ajuda bastante na dieta. Para que você entenda melhor, é preciso pensar quase matematicamente: as calorias que consumimos são gastas para que o organismo desempenhe suas funções. Se a ingestão de calorias é maior que o gasto, há ganho de peso. Assim, se gastamos mais, fica mais fácil emagrecer.

Assim como o cravo, o gengibre também favorece a digestão. Ele ainda é um anti-inflamatório natural, combatendo doenças e a obesidade. Muitas pesquisas atuais mostram que há uma relação entre o ganho de peso e os processos inflamatórios. Assim, atacar as inflamações contribui para o controle de peso e na prevenção de doenças metabólicas.

Gengibre e canela

Gengibre e canela

Canela

A canela é outro termogênico, potencializando o efeito já explicado do gengibre e do cravo da índia. Além disso, ela ajuda a regular os picos glicêmicos. Quando há alterações nos níveis de glicose, o organismo produz mais insulina, o que causa o acúmulo de gordura. Assim, controlar o índice de glicemia não só é importante para prevenir o diabetes como também para a manutenção do peso. Várias pesquisas mostram que a canela pode auxiliar nesse processo.

Receita do Chá

Agora que você já conhece os principais benefícios emagrecedores desses ingredientes, veja como fazer o chá. Você vai precisar de:

  • 10 cravos da índia
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 500 ml de água

Coloque a água para ferver juntamente com o cravo e a canela. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha o cozimento por 5 minutos. Depois deligue e acrescente o gengibre ralado. Abafe por pelo menos 10 minutos e então coe.

O chá deve ser tomado morno ou frio durante o dia. O ideal é beber até 3 xícaras diariamente, de preferência entre as principais refeições. Como a bebida estimula o metabolismo, é melhoro não tomá-la à noite para não perder o sono.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Chá Para Emagrecer: Canela com Cravo e Gengibre