Como Consumir a Chia

A chia é uma semente com inúmeros benefícios para a saúde. Dentre suas propriedades, está a grande quantidade de cálcio e proteínas, o que é excelente para quem está de dieta, pois o emagrecimento ocorre sem perdas nutricionais. Além disso, a chia ainda é rica em ômega 3, fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e manganês.

Mas muitas pessoas têm dúvidas de como consumir essa semente. A boa notícia é que ela pode ser consumida de diversas formas, podendo variar a alimentação.

Em Forma de Gel

Quando se mistura fibras solúveis com água, forma-se uma espécie de gel, que pode ser consumido como uma gelatina. Esse gel dá uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoas coma menos. Além disso, ele aumenta o bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino. Basta acrescentar uma colher de sopa de chia em 60 ml de água e deixar por 30 minutos antes de comer.

Esse gel também é capaz de substituir o ovo nas receitas. Faz o mesmo papel dos ovos, mas sem o colesterol, presente neles.

Farinha de Chia

A semente triturada forma uma farinha que mantém todos os nutrientes da chia. Essa farinha pode ser usada no preparo de bolos, biscoitos, tortas, etc. Pode-se usar a farinha de chia no lugar da farinha de trigo, adicionando muitos mais nutrientes à sua receita.

chia

Aprenda a incluir a chia na sua alimentação

Óleo de Chia

O óleo extraído da chia mantém todos os seus nutrientes, exceto as fibras, que são perdidas nesse processo. Esse óleo pode ser usado no preparo de saladas, temperando como o azeite.

Chia no Iogurte

A chia adicionada ao iogurte também se torna uma espécie de gel, que vai aumentar a sensação de saciedade e adicionar também mais cálcio ao seu iogurte. Isso previne a osteoporose e ajuda na reconstrução muscular.

Chia nas Vitaminas e Sucos

Adicionando a chia aos sucos e vitaminas, você terá todos os nutrientes das frutas aliados aos benefícios da semente, que também te deixará sustentado por algumas horas, com poucas calorias.

Após a Atividade Física

Depois de praticar exercícios físicos, é preciso recuperar os músculos, que ficam cansados. Para isso, o ideal é uma combinação de carboidratos e proteínas. Uma salada de frutas acompanhada de chia repõe os carboidratos e proteínas necessárias, e ainda tem uma grande quantidade de cálcio, que fortalece os ossos.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Consumir a Chia