Dieta DASH

A Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) foi criada para reduzir a pressão arterial de pacientes hipertensos. Os alimentos relacionados na dieta fizeram parte de estudos de universidades dos estados Unidos e têm a finalidade de auxiliar no tratamento da hipertensão.

Porém, com algumas pequenas mudanças, esta dieta pode ser usada também para o emagrecimento. Isso porque ela incentiva o consumo de verduras e frutas, vegetais ricos em nutrientes e vitaminas. Além disso, a dieta não diminui apenas o consumo de sódio, principal causador do aumento da pressão, mas também diminui o consumo de gorduras saturadas e o colesterol. Por isso, esta dieta também pode ser usada por quem deseja perder peso. Consequentemente, a dieta contribui também para a prevenção de doenças cardiovasculares.

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Dieta DASH: reduz a pressão arterial, emagrece e cuida do coração!

De acordo com essa dieta, a gordura total deve representar 27% da alimentação, sendo até 6% de gordura saturada e até 150 miligramas de colesterol. Os carboidratos são responsáveis por 55% das calorias da alimentação e as proteínas por 18%. Além disso, o consumo de fibras deve ser de 30 gramas por dia.

Dieta Fácil de Seguir

Muitas pessoas reclamam da dificuldade de se seguir algumas dietas, principalmente pelas restrições e a repetição dos mesmos alimentos. A vantagem da Dieta DASH é que não é muito restritiva, com uma boa variedade de alimentos, que podem ser consumidos diariamente. Devido a grande variedade de alimentos indicados, faz com que a dieta não fique monótona, ou seja, muito repetitiva.

Alimentos Sugeridos

Na Dieta DASH, os alimentos são bem variados, podendo consumir peixes, frango, verduras, legumes e frutas, além do leite e seus derivados, com baixo teor de gordura. Assim como em qualquer dieta, deve-se evitar o consumo de doces, refrigerantes, frituras, enlatados, e outros alimentos que todos nós sabemos que não fazem bem para a saúde.

É sempre bom relembrar que esta dieta tem como função principal evitar o aumento da pressão arterial. Para obter a perda de peso, é preciso diminuir o consumo de calorias e praticar atividades físicas.


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