Dieta do Dr. Atkins – Funciona?

Recentemente, conheci duas pessoas que perderam bastante peso seguindo a famosa dieta do Dr. Atkins. Curiosa que sou, resolvi saber mais sobre o tal cardápio milagroso. O grande segredo da dieta é a restrição de carboidratos e o consumo elevado de proteínas. Por essa razão, ela também é conhecida como dieta da proteína.

Os resultados obtidos por quem segue o cardápio costumam ser bem rápidos: no primeiro mês, algumas pessoas perdem até 8 quilos. No entanto, os nutricionistas alertam que a dieta não leva a uma reeducação alimentar. Além disso, o cardápio reduz massa magra ao invés de gordura.

Dr. Atkins

Dr. Atkins

Cardápio da Dieta

Nas primeiras duas semanas da dieta, o consumo de carboidratos fica limitado a 20g por dia. Essa quantidade geralmente é obtida com com vegetais, então o cardápio não inclui pães, massas, arroz ou qualquer outro alimentos que contenha carboidratos.

De acordo com o Dr. Atkins, criador da dieta, o corte de carboidratos faz com que fígado comece a usar a gordura corporal como fonte de energia. Esse processo, chamado de cetose, é o principal responsável pelo emagrecimento de quem segue as orientações do médico.

A partir da terceira semana, a quantidade diária de carboidratos aumenta para 40g. Porém, a prioridade ainda são as proteínas, como carnes, ovos e embutidos. Um atrativo é que esses alimentos são totalmente liberados, independente da quantidade.

Contraindicações

Com dissemos, a dieta realmente funciona, mas, na opinião de vários especialistas, apresenta problemas. Por ser muito restritivo, é difícil seguir o cardápio por muito tempo, ocasionando o chamado “efeito sanfona”. A falta de carboidratos também pode causar tontura, sono, alteração do sono e desmaios. Grávidas e pessoas com doenças renais não devem seguir a dieta. Para as demais pessoas, o ideal é conversar com um nutricionista antes de apostar na fórmula infalível do Dr. Atkins.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dieta do Dr. Atkins – Funciona?