Dieta Paleolítica

Às vezes eu me pergunto o que é que ainda há para se inventar no ramo das dietas. E, por incrível que pareça, a cada dia uma novidade surge, prometendo emagrecimento e saúde. Um dos nomes da vez é a dieta paleolítica ou dieta das cavernas. O nome, como você deve estar imaginando, se refere à alimentação dos nosso antepassados que, aparentemente, era bem saudável que a nossa. Daí surgiu a ideia de se elaborar um cardápio baseado nesses homens que caçavam e apanhavam frutas das árvores para se alimentar.

Os Alimentos das Cavernas

Pensando que os humanos do paleolítico se alimentavam majoritariamente daquilo que caçavam, dá pra deduzir que eles ingeriam grandes quantidades de carne diariamente. Por isso, a dieta paleolítica propõe um consumo elevado de proteínas, principalmente de origem animal, e um corte radical na ingestão de carboidratos. Em algumas versões da dieta elimina totalmente os  grãos, cereais e leguminosas da alimentação. Compare na imagem abaixo a diferença entre as Pirâmide Alimentar tradicional e aquela proposta pela dieta paleolítica.

Pirâmide Tradicionail X Pirâmide Paleolítica

Pirâmide Tradicional X Pirâmide Paleolítica

Opinião dos Especialistas

O cardápio inspirado no passado vem sendo seguido por muitas pessoas, mas principalmente por esportistas. E os resultados obtidos por eles parece melhorar após a adesão à dieta. Esse é um dos pontos principais discutidos pelos especialistas. Por um lado, muitos defendem que o corte de carboidratos e alto consumo de proteínas é benéfico para o organismo. Por outro, existem médicos e nutricionistas que questionam a radicalidade da dieta paleo.

Treino e Atividade Física

Como dissemos, os mais interessados na dieta paleolítica são os esportistas, por causa da promessa de mais energia e disposição. Porém, é necessário pensar que a dieta, por ser muito restritiva, pode acabar trazendo efeitos contrários aos esperados. O ideal é que as pessoas curiosas a respeito do cardápio paleo conversem com um especialista para verificar se esse é o tipo de dieta mais adequando para o seu perfil.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dieta Paleolítica