Diferença Entre Regime, Dieta e Educação Alimentar

Quando o assunto é emagrecimento, todas essas palavrinhas vêm á nossa mente: regime, dieta, educação alimentar. Mas será que é tudo igual? A resposta é NÃO. Existe uma pequena diferença entre dieta e educação alimentar, e uma grande diferença entre essas duas e o regime.

O que é o Regime?

O regime é feito por quem quer uma perda de peso rápida e não está se preocupando muito com a saúde. Geralmente, quem faz regime acaba cortando alguns alimentos necessários para o bem estar do corpo, o que pode causar uma anemia.

Além disso, o regime pode causar o famoso “efeito sanfona”, onde a pessoa emagrece e, logo depois engorda de novo, podendo ganhar até mais peso que antes.

alimentos saudaveis

Alimentos saudáveis: esse é o segredo de uma boa alimentação

Dieta e Educação Alimentar

Essas duas são mais parecidas. Ambas são feitas com a intenção de melhorar a alimentação, pensando na saúde, e não somente em emagrecer. Cuidando da alimentação, consequentemente, o emagrecimento acontece.

As duas funcionam da mesma forma, a diferença é que o termo dieta é mais usado quando se trata de um problema de saúde, que requer mudanças alimentares. A dieta também é usada por quem deseja emagrecer, mas está pensando também na saúde, assim como quem deseja ganhar peso.

Já a educação alimentar é, geralmente, feita por pessoas que estão preocupadas em ter uma vida mais saudável, sem preocupação em emagrecer, engordar, ou com algum tipo de doença.

Em todos os casos é recomendado que se consulte um nutricionista, que orientará a alimentação adequada para cada tipo de pessoa, individualmente. Além dos tipos de alimentos, o nutricionista também ensina o paciente como se alimentar, quantidade, horários, etc. Lembre-se que fazer regimes malucos, visando uma perda de peso rápida nunca é uma boa opção. A saúde deve estar em primeiro lugar!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Diferença Entre Regime, Dieta e Educação Alimentar