Dormir Bem Ajuda a Emagrecer

Pesquisadores de duas universidades alemãs e uma universidade sueca conduziram uma série de experimentos e, ao final, concluíram que uma boa noite de sono pode estar diretamente relacionada com a perda de peso. Para esses estudiosos, essa relação se dá de duas formas: a falta de sono faz com que comamos mais e o corpo gasta mais calorias enquanto dormir.

Vários estudos já haviam notado que as noites mal dormidas contribuem para o ganho de peso e desenvolvimento de doenças metabólicas, como o diabetes. No entanto, o pesquisadores alemães e suecos foram além, investigando sobre o impacto da falta de sono na fome e queima de calorias em um curto espaço de tempo.

Mais Fome

Com os testes, os cientistas observaram os efeitos do sono em alguns participantes. Após noites com privação de sono, esses indivíduos sentiam mais fome no dia seguinte. A sensação é explicada pelo aumento na produção de grelina, conhecido como “hormônio da fome”. Os estudos indicam que alta do hormônio está diretamente ligada ao ato de dormir. Quando os participantes dormiam mal, a grelina se elevava fazendo com que os indivíduos comessem mais no dia seguinte.

Além disso, os pesquisadores notaram que  uma boa noite de sono queima calorias. Quanto mais dormimos, mais energia é consumida pelo organismo, levando à queima calórica.

Dormir Queima Calorias

Dormir Emagrece

Veja como uma boa noite de sono pode contribuir para a sua dieta

Assim, os pesquisadores concluíram que dormir pouco durante a noite faz com que o ser humano precise de mais alimentos, pois a sensação de fome se torna maior. Esse efeito é complementado pelo gasto calórico, que pode ser menor quando dormimos pouco. Resumindo, uma noite mal dormida é comprovadamente prejudicial para o emagrecimento. Em contrapartida, dormir bem pode sim ajudar na perda de peso.  Outro estudo, publicado no periódico científico Annals of Internal Medicine, corrobora essa conclusão.

Nessa pesquisa, os cientistas notaram que uma boa noite de sono leva à queima de gorduras, mesmo que a perda de peso seja igual.

Maior Gasto de Gorduras

O estudo observou 10 voluntários com problemas de peso, entre homens e mulheres. Todos eles foram submetidos a dietas de emagrecimento e as noite de sono foram analisadas em uma clínica especializada durante duas semanas. Um grupo dormiu 8,5 horas por noite e o outro 5,5 horas. Após o período de observação, os participantes perderam em média 3,5 quilos em média. Porém, o grupo que dormiu menos perdeu teve redução de massa magra, ou seja, de músculos, enquanto o grupo que teve uma boa noite de sono obteve diminuição considerável nos índices de gordura. Dessa forma, os pesquisadores concluíram que pode haver uma relação entre a queima de gorduras e o sono de qualidade.

Conclusões

O estudo, no entanto, é pequeno demais para que suas conclusões sejam consideradas como relevantes pela ciência. É preciso que outras pesquisas complementares, levando em consideração um número maior de indivíduos, possa confirmar os resultados. De todo modo, ambas as pesquisas apontam para a relação entre o emagrecimento e o sono. Mesmo que não haja uma explicação metabólica, dormir mal causa cansaço e estresse, fazendo com que comamos mais para compensar a falta de sono. Por isso, quem quer emagrecer deve apostar em uma noite tranquila e relaxante. Procure dormir pelo menos 8 horas por noite e evite atividades muito estimulantes durante a noite.

Essas medidas simples podem trazer bons resultados para sua dieta.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Dormir Bem Ajuda a Emagrecer