É Melhor Usar Açúcar ou Adoçante?

Houve uma época em que os adoçantes foram uma febre. Todo mundo acreditava que usá-los para adoçar o cafezinhos e outros alimentos era uma opção bem mais saudável que o uso do açúcar. Depois vieram as pesquisas que atestavam os malefícios do adoçante para a saúde, por causa dos produtos químicos utilizados. E hoje em dia, existem um consenso por parte dos especialistas sobre qual é melhor?

Quem faz mais mal?

Para começar, é importante destacar que a disputa entre adoçante e açúcar se dá no campo do “quem faz mais mal”, porque, na verdade, ambos são prejudiciais. Os adoçantes artificiais foram criados em laboratório para substituir o uso do açúcar. Por  isso, nosso organismo não sabe exatamente como metabolizar os químicos usados na produção dos adoçante. Assim, essas substâncias podem se acumular no interior das células e causas prejuízos para a saúde.

O açúcar em excesso também é danoso. No processo de refinamento, o açúcar também recebe vários produtos químicos que podem comprometer a saúde. Por essa razão, o açúcar branco refinado é menos indicado. Mas o consumo de qualquer tipo de açúcar em excesso faz mal. Problemas como inflamações, agitação, acúmulo de gordura corporal e desenvolvimento do diabetes estão diretamente relacionados a ingestão de açúcar.

Açúcar ou adoçante?

Açúcar ou adoçante? Acerte na escolha

Adoçante emagrece?

Mesmo sem a necessidade de cortar o consumo de açúcar, muitas pessoas acabam optando pelo adoçante pensando no emagrecimento ou na manutenção do peso. Mas existe um porém nessa lógica. Uma pesquisa feita na Universidade de Purdue, em Indiana, revelou que o consumo de adoçantes à base de sacarina, aspartame e o acessulfame podem ocasionar o ganho de peso.

De acordo com o estudo, a ingestão de sacarina faz com que o organismo espere pelas calorias de algo doce, mas elas não vêm. O resultado é aquela necessidade desesperadora de comer algo bem calórico como um sorvete ou uma barra de chocolate.

Para essa pesquisa, foram analisados dois grupos de camundongos. O primeiro grupo era alimentado com iogurte adoçado com sacarina e o segundo grupo recebia iogurte adoçado com açúcar. Após a análise, os pesquisadores observaram que o primeiro grupo teve um aumento médio de 20% superior ao do outro grupo, porque, no geral, eles ingeriram mais calorias.

Devo usar açúcar ou adoçante?

O adoçante é recomendado para pacientes que, por algum motivo, têm restrição no consumo de açúcar. Nesses casos, vale sempre a pena conversar com o médico que fez a indicação para saber qual é o melhor tipo de adoçante e as quantidades recomendadas para que o produto não seja tão prejudicial. Resumindo, mesmo os diabéticos e pessoas com outros problemas de saúde devem evitar o uso do adoçante em exagero.

Com relação ao açúcar, ele pode ser consumido por pessoas sem restrição, desde que em quantidade moderadas. Nós temos o terrível hábito de adoçar o café, o chá, o suco e a vitamina, mas esse é apenas um vício em açúcar. Aproveitar o sabor natural dos alimentos é a melhor pedida, consumindo açúcar somente em situações especiais. Também vale a pena apostar em mel, melado e açúcar mascavo, que são menos prejudiciais.


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