Emagrecendo Sem Glúten

A última moda das dietas é a dieta sem glúten, cujos mistérios você está prestes a desvendar. Entenda primeiro o que é glúten, quais são os alimentos sem glúten, e porque a dieta sem glúten se tornou uma febre nacional.

O Que é Glúten?

Glúten é uma proteína encontrada no trigo, na cevada, no centeio e na grande maioria dos produtos feitos à base de trigo. É uma proteína forte, diretamente responsável pelo crescimento do pão no processo de fermentação e que permite elasticidade à massa da pizza, por exemplo. A maciez da parte interna do pão também é devido ao glúten.

Sem Glúten

Sem Glúten

Alimentos Sem Glúten

Frutas e vegetais são alimentos naturalmente livres de glúten. As carnes também são sempre livres de glúten, a não ser que tenham sido processadas com pães ou empanadas com farinha de pão. Já os molhos de carne, em sua maioria, contém glúten. Alimentos como ovos e laticínios, manteiga, leite, queijo, soro de leite e iogurte (puro e sem adições) são todos livres de glúten.

Também são alimentos sem glúten: mel, geleia, sucos, gelatina, farinha de soja, de tapioca e de inhame, baunilha, vinagre, castanhas, sementes, óleos, ervas, bicarbonato de sódio, arroz, quinoa, pipoca, polenta, amido de milho, fubá, mandioca e trigo sarraceno.

Não Comer Glúten Emagrece?

O glúten isoladamente (por si só) não é o causador do aumento de peso. As pessoas que iniciam uma dieta sem glúten com o objetivo de emagrecer devem entender primeiramente que é o consumo excessivo de alimentos que contém glúten (em sua maioria, alimentos processados) que provoca o ganho de peso. Por isso, ao se alimentarem de forma mais natural (priorizando frutas e vegetais) e fazendo a dieta sem glúten, conseguem emagrecer com maior facilidade, pois estão evitando produtos aos quais estão acostumadas a comer em excesso.

Entretanto, não há evidências científicas que comprovem que a exclusão da ingestão dessa proteína favorecerá o emagrecimento, e é exigida uma mudança radical na sua alimentação habitual, com muitas privações, o que é um ponto negativo na dieta sem glúten.

Como Começar a Dieta Sem Glúten?

Para começar uma dieta sem glúten, o ideal é consultar um nutricionista para avaliar o impacto da substituição de alimentos do seu consumo habitual. Se desejar começar a dieta sem essa avaliação, o primeiro passo é andar com uma lista de todos os alimentos sem glúten, para verificar antes de comer, até que se habitue a memorizá-los. Ao fazer compras, leve a lista e confira sempre no rótulo de cada produto que adquirir se ele contém ou não glúten. E boa dieta!


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