Exemplos de Alimentos Funcionais e Suas Propriedades

Recentemente nós falamos aqui no Mulher Esperta sobre a importância dos alimentos funcionais. Eles são capazes de fortalecer as defesas do organismo, controlar os níveis de colesterol no sangue e prevenir diversas doenças. Para ajudar você a seguir uma alimentação adequada, criamos uma lista com os principais nutracêuticos. Eles estão organizados de acordo com o composto ativo de cada um.

Alimentos do Bem

Alimentos do Bem

Betacaroteno

O betacaroteno é um antioxidante natural que reduz o risco de doenças cardiovasculares e tumores. Em nosso organismo, ele se converte em vitamina A e, assim, retarda o envelhecimento das células.

Onde encontrar: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve.

Licopeno

O licopeno combate os radicais livres e está diretamente relacionado com a prevenção do câncer de próstata.

Onde encontrar: tomate, pimentão, melancia, cenoura e mamão.

Fibras

A fibra alimentar não é digerida pelo organismo, mas traz vários benefícios enquanto passa pelo sistema digestivo. Além de melhorarem o funcionamento do intestino, as fibras também dificultam a absorção de gorduras pelo organismo.

Onde encontrar: frutas com casca, legumes, verduras, aveia, linhaça e arroz integral.

Flavonoides

Os flavonoides também são antioxidantes que atuam na prevenção do câncer e das doenças do coração.

Onde encontrar: cenoura, frutas ácidas, berinjela, cereja, uva, salsa, nozes, água de coco e pepino.

Isoflavonas

As isoflavonas são substâncias antioncogênicas que podem ser utilizadas por mulheres na menopausa ao invés da reposição hormonal.

Onde encontrar: soja e seus derivados.

Ácidos Graxos

Substâncias como ômega 3 e ômega 6 auxiliam na redução de triglicerídeos e colesterol total no sangue.

Onde encontrar: salmão, sardinha, atum e oleaginosas.

Dica Esperta

Busque combinar a maior quantidade desses alimentos em sua dieta. Uma boa forma de acrescentar os nutracêuticos na alimentação é fazer pratos bem coloridos, pois os pigmentos têm ação antioxidante. Os chás e sucos naturais também são ótimos para a saúde e garantem muitos nutrientes necessários ao organismo. Inclua o peixe no cardápio pelo menos duas vezes por semana. Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar todos os benefícios dos alimentos funcionais.


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2 Comentários em “Exemplos de Alimentos Funcionais e Suas Propriedades

  1. Sueli Aparecida Nogueira disse em 14/04/2013 às 19:39:

    Boa noite, estou vendo a lista de alimentos,gostaria de ter uma ajuda se posivel, pois fiz uma cirurgia bariatrica e não tenho absorção, pois tive complicação durante a cirurgia e hj tenho diarreia constante e uma perda de gordura de 86%,tomo uma medicação chamada Creon para refazer as encimas pancreaticas e perder menas gordura mas por não ter absorção não da muito resultado.Gostaria de saber o que e o qual alimento seria melhor para tentar fazer efeito e não ter muita anemia,pois essa cirurgia já é normal ter anemia mas em mim da com mais facilidade.Se possivel gostaria de ter uma ajuda de vocês e vou ficar no aguardo de uma resposta.

    • Emília Silva disse em 07/05/2013 às 20:04:

      Sueli, infelizmente nós não somos especialistas no assunto e seria irresponsável indicar qualquer tipo de alimento. Eu sugiro que você procure um nutricionista ou mesmo um clínico geral, explique o seu caso e peça alguma indicação de alimentação. Espero que você encontre uma solução para o seu problema. Um abraço.

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