Recentemente nós falamos aqui no Mulher Esperta sobre a importância dos alimentos funcionais. Eles são capazes de fortalecer as defesas do organismo, controlar os níveis de colesterol no sangue e prevenir diversas doenças. Para ajudar você a seguir uma alimentação adequada, criamos uma lista com os principais nutracêuticos. Eles estão organizados de acordo com o composto ativo de cada um.

Alimentos do Bem

Alimentos do Bem

Betacaroteno

O betacaroteno é um antioxidante natural que reduz o risco de doenças cardiovasculares e tumores. Em nosso organismo, ele se converte em vitamina A e, assim, retarda o envelhecimento das células.

Onde encontrar: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre e couve.

Licopeno

O licopeno combate os radicais livres e está diretamente relacionado com a prevenção do câncer de próstata.

Onde encontrar: tomate, pimentão, melancia, cenoura e mamão.

Fibras

A fibra alimentar não é digerida pelo organismo, mas traz vários benefícios enquanto passa pelo sistema digestivo. Além de melhorarem o funcionamento do intestino, as fibras também dificultam a absorção de gorduras pelo organismo.

Onde encontrar: frutas com casca, legumes, verduras, aveia, linhaça e arroz integral.

Flavonoides

Os flavonoides também são antioxidantes que atuam na prevenção do câncer e das doenças do coração.

Onde encontrar: cenoura, frutas ácidas, berinjela, cereja, uva, salsa, nozes, água de coco e pepino.

Isoflavonas

As isoflavonas são substâncias antioncogênicas que podem ser utilizadas por mulheres na menopausa ao invés da reposição hormonal.

Onde encontrar: soja e seus derivados.

Ácidos Graxos

Substâncias como ômega 3 e ômega 6 auxiliam na redução de triglicerídeos e colesterol total no sangue.

Onde encontrar: salmão, sardinha, atum e oleaginosas.

Dica Esperta

Busque combinar a maior quantidade desses alimentos em sua dieta. Uma boa forma de acrescentar os nutracêuticos na alimentação é fazer pratos bem coloridos, pois os pigmentos têm ação antioxidante. Os chás e sucos naturais também são ótimos para a saúde e garantem muitos nutrientes necessários ao organismo. Inclua o peixe no cardápio pelo menos duas vezes por semana. Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar todos os benefícios dos alimentos funcionais.