Gengibre em pó para emagrecer: conheça os benefícios

Se você não tem o hábito de consumir gengibre, vale a pena rever seus conceitos. A planta de origem oriental é muito usada na culinária e também na medicina popular. Os seus óleos essenciais são muito benéficos para o organismo, agindo, principalmente, como um anti-inflamatório natural.

Além de combater inflamações, o gengibre ainda é um descongestionante, capaz de aliviar problemas com a gripe e o resfriado. Estudos mostram que o seu efeito contra o enjoo é tão eficiente quanto o de medicamentos alopáticos testados. E se já não bastasse, o gengibre ainda é indicado para dores de garganta, má digestão, cólica, enxaquecas e vômitos.

Gengibre emagrece?

Os benefícios do gengibre para a saúde esbarram também na questão do emagrecimento. Uma palavrinha que vem ganhando destaque caracteriza o principal benefício do rizoma: termogênico. Isso significa que ele eleva um pouco a temperatura do organismo durante o processo de digestão. Para voltar à temperatura normal, o corpo precisa gastar mais energia.

De onde vem as energias que utilizamos diariamente? Dos alimentos. As chamadas calorias são justamente a fonte dessa energia. Assim, quando o corpo gasta mais energia, você está queimando mais calorias. Tudo bem matemático.

O gengibre aumenta o gasto calórico em até 10%, conforme mostram os estudos sobre o assunto. Dentre os termogênicos, ele é um dos mais potentes – juntamente com a pimenta caiena. Dessa forma, consumindo gengibre você consegue perder peso de forma mais rápida. É por isso que muita gente toma o chá de gengibre e suas variações.

Gengibre em Pó

Aprenda a receita do gengibre em pó para perder peso

Gengibre em Pó

Uma das formas de se consumir o gengibre é na forma de pó. A grande vantagem é a maior praticidade, já que o pó pode ser facilmente acrescentado a sucos, vitaminas e outras receitas. Porém, não existem estudos mais específicos sobre os benefícios do pó. Durante o processo de secagem, é possível que o rizoma perca um pouco de suas propriedades, mas não se sabe o quanto. Na dúvida, você pode combinar o gengibre em pó com o alimento fresco. Assim, dá pra aproveitar os benefícios e as facilidades do pó.

Receita do Gengibre em Pó

O gengibre em pó é comercializados em farmácias especializadas e lojas de produtos naturais, mas você pode economizar fazer a receita em casa, que é super simples. Você só vai precisar de gengibre e um pouco de tempo. Veja os ingredientes:

  • 2 gengibres

Comece descascando o gengibre. Depois corte fatias bem fininhas – tão finas quanto você conseguir cortar. Coloque as fatias espalhadas em um tabuleiro coberto com papel manteiga sem colocar uma sobre a outra. Quanto tudo estiver disposto no recipiente, deixe secando em um local à sombra durante 1 semana.

Passado esse tempo, você vai notar que o gengibre está bem seco. Se não estiver, aguarde mais alguns dias. O próximo passo é bater as fatias no liquidificador ou passar pelo processador até obter um pó fino. Quanto mais seco estiver o gengibre, melhor será o resultado.

Guarde o pó em um recipiente com tampa. Use 1 colher (café) do pó diariamente no preparo de sucos, vitaminas ou outras receitas. Ele também pode ser usado para fazer bolos, biscoitos e pãezinhos. Não é bom exagerar na quantidade, pois o gengibre em excesso traz prejuízos para a saúde.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Gengibre em pó para emagrecer: conheça os benefícios