O Que Fazer Para Emagrecer?

A busca pelo corpo perfeito preocupa homens e mulheres. No entanto, é sempre válido enfatizar que o emagrecimento deve ser feito de modo saudável, ou seja, sem dietas malucas, jejuns ou qualquer tipo de loucura. A melhor maneira de perder peso com saúde é por meio da reeducação alimentar. Somente com uma mudança nos hábitos de alimentação é possível perder peso sem interferir no bom funcionamento do organismo.

6 Refeições Por Dia

Quantas refeições você faz diariamente? Um monte de gente faz apenas 3 ou às vezes duas, passando várias horas do dia sem ingerir absolutamente nada. E daí se deduz que quem come pouco emagrece, mas esse é um grande engano. Pense que o nosso corpo ainda trabalha na lógica do “homem das cavernas”. Quando comemos pouco, o organismo entende que há algum problema de acesso a alimentos e que, portanto, ele precisa armazenar energia. Outro problema é que depois de ficarmos muitas horas sem comer queremos comer muito. Assim, fazer poucas refeições pode não só prejudicar o emagrecimento como favorecer o acúmulo de gorduras. Os especialistas garantem que o segredo é fazer 6 pequenas refeições diárias, sendo 3 principais (café da manhã, almoço e jantar) e 3 lanches mais leves.

Em paz com o corpo e com a saúde

Em paz com o corpo e com a saúde

Exercício Físico

Você já deve estar cansado de ouvir que exercício físico ajuda no emagrecimento, mas essa é uma verdade da qual não dá pra fugir. Sem atividade, o corpo acumula mais massa gordurosa em vez de transformar o que comemos em massa muscular. O resultado é um ganho de peso nada saudável, capaz de causar problemas de saúde a longo prazo. Mas isso não quer dizer que você precisa se transformar em um esportista da noite para o dia. Comece com atividades simples, como usar a escada ou caminhar até o trabalho. Procure também pensar em atividades que você faria com mais prazer, como dança, natação, artes marciais e etc. A escolha por um exercício agradável faz com que você não abandone a atividade e aproveite melhor os seus benefícios. Uma vantagem nem sempre comentada desses exercícios é que eles ajudam a reduzir a ansiedade, facilitando a dieta.

Nada de Restrições

Muitos estudos comprovam que aquela dieta muito restritiva traz resultados piores que um cardápio diverso. Então, você não precisa abrir mão de doces, por exemplo, só porque está de dieta. A ideia é sempre comer pouco desses alimentos mais calóricos, para evitar o ganho de peso, mas pequenas porções estão liberada algumas vezes na semana. Para que você tenha uma ideia, pesquisadores comprovaram que comer um pedaço de bolo de chocolate de manhã pode acelerar o emagrecimento (clique para ler mais sobre a pesquisa). Muito provavelmente, esse resultado se deve a satisfação trazida pelo chocolate, impedindo a compulsão durante o dia. Também vale a pena fazer trocas mais saudáveis. Se for pra comer um bolo, que tal um torta integral de banana? Sobremesas feitas com frutas, biscoitos caseiros e salgadinhos saudáveis são ótimas opções para desviar da dieta, mas não fugir totalmente.

Muitas Frutas e Verduras

Há alguns anos eu comecei a frequentar uma nutricionista e me lembro claramente da primeira dica dada por ela: encha a geladeira de frutas e verduras. É curioso, porque nem sempre pensamos que ter esses alimentos em casa é o primeiro passo para consumi-los. E quanto mais fácil for o acesso, maiores são as chances de que os itens mais saudáveis sejam comidos diariamente. Em vez de deixar as frutas em sacolas na gaveta, lave-as e coloque em potes de vidro para ficarem visíveis. Assim você vai ver a frutinha ali, toda convidativa, e certamente se lembrará dela na hora do lanche. Outra ótima dica é deixar as folhas também lavadas e visíveis. Eu costumo comprar aqueles pacotes de salada orgânica pronta para o consumo e ir usando as folhas em tudo: do sanduíche ao almoço. Essa disponibilidade maior torna as coisas menos complicadas!

Comer bem e sem exageros

Comer bem e sem exageros

Corpo Hidratado

E dá-lhe água para a dieta ir bem. Ela ajuda na digestão, melhora todas as funções do organismo, facilita a desintoxicação e mata a fome. O cálculo médio de ingestão de água para uma pessoa adulta é de 2,5 litros, isso sem contar os alimentos e outras fontes de hidratação. Então é bom ter uma garrafinha de água sempre por perto e ir bebendo água durante todo o dia. Não espere sentir sede, pois isso significa que você já está se desidratando. Dizem que a água gelada é mais eficaz para o emagrecimento, porque exige um gasto calórico maior do organismo durante a digestão e não custa nada aposta nessa ideia. Também vale a pena investir em bebidas saudáveis, como sucos de frutas naturais e chás. Saborizar a água com frutas é uma boa maneira não só de beber água mas também de consumir frutas todos os dias. Os chás são poderosos aliados nas dietas, porque atuam de modo benéfico em várias frentes: digestão, metabolismo, desintoxicação e redução da ansiedade. Para saber um pouco mais sobre esse assunto, sugerimos a leitura dos artigos sobre o chá de amora, o chá de gengibre e o chá de centelha asiática.

Dicas Espertas:

  • Evite o consumo de refrigerante, mesmo que seja light, e sucos de caixinha ou pozinho;
  • Acabe definitivamente com o consumo de frituras em casa e deixe esses alimentos somente para situações muito casuais;
  • Procure anotar os alimentos e horários em que comeu para ter um maior controle sobre a sua dieta;
  • Não compre alimentos tentadores como leite condensado, creme de leite, maionese e outras coisas semelhantes;
  • Prefira fazer os próprios alimentos em vez de usar serviços delivery;
  • Substitua pães, arroz e massas comuns por integrais em sua alimentação diária;
  • Corte o consumo de açúcar exceto em alimentos que já tenham o ingrediente no preparo;
  • Tenha lanchinhos saudáveis na bolsa, nas gavetas da mesa de trabalho e outros locais de fácil acesso;
  • Se exagerar em um dia, não tente compensar no outro comendo de menos e siga a dieta normalmente sem se frustrar;
  • Faça refeições únicas ao invés de repetir o almoço o ou o jantar;
  • Combine todos os tipos de alimentos em sua dieta!

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