Uma dieta é um plano alimentar que serve para nos guiar em busca da saúde e da boa forma.
Para montar esse plano alimentar devemos associar nossas necessidades diárias de nutrientes ao nosso gasto de energia, buscando um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e atividades do cotidiano.
Não existe uma dieta universal, a dieta deve ser pessoal levando em conta:O que é uma dieta?
A constituição da pessoa, seus objetivos e limites, tempo que dispõe para fazer exercícios, doenças, tanto a predisposição a alguma quanto uma já existente, a relação da pessoa com o ambiente isto é, se é alérgica se seu organismo não tolera determinado grupo de alimentos em fim.
Cada pessoa precisa de uma dieta que se adapte a seu modo de vida e organismo, o que não significa que não existam uma série de hábitos comuns que levam a um bom plano alimentar e consequentemente a uma vida saudável.

Existem vários tipos de dietas para cada objetivo, se a pessoa quer perder peso ela fará uma dieta de baixa caloria adequada a seu cotidiano, se o desejo é ganhar massa muscular a dieta será rica em proteína e carboidrato além de muito exercício físico, para controlar o colesterol o plano alimentar vai diminuir a ingestão de gorduras, se o desejo é prevenir o diabetes adeus aos excessos de carboidratos e açúcares, melhorar o funcionamento do organismo aumentando o consumo de alimentos crus , acabar com o mau humor é acabar com a carne vermelha, e assim por diante…
Só depois de uma avaliação médica, exames e uma interpretação do cotidiano da pessoa que poderá ser montada a dieta ideal.

É muito perigoso começar uma dieta sem orientação médica ou conhecimentos sobre seu organismo, seguir as imprudentes dietas da moda pode criar um ciclo de ganho e perda de peso infinito, a tristeza gerada pela privação de alimentos que tanto se gosta pode dar as mãos aos problemas comuns do dia-a-dia e resultar em uma depressão, portanto cuidado! Respeite seus limites e seu corpo agradecerá.