O que é uma Dieta?

Uma dieta é um plano alimentar que serve para nos guiar em busca da saúde e da boa forma. Para montar esse plano alimentar devemos associar nossas necessidades diárias de nutrientes ao nosso gasto de energia, buscando um equilíbrio entre a ingestão de alimentos e atividades do cotidiano.

Não existe uma dieta universal, ou seja, a dieta boa para você pode não servir para sua mãe, sua irmã, sua prima, e vice versa. A dieta deve ser pessoal, levando em conta a constituição da pessoa, seus objetivos e limites, tempo que dispõe para fazer exercícios, doenças (tanto a predisposição a alguma quanto uma já existente), a relação da pessoa com o ambiente, isto é, se é alérgica, se seu organismo não tolera determinado grupo de alimentos, e várias outras coisas. Cada pessoa precisa de uma dieta que se adapte a seu modo de vida e organismo, o que não significa que não existam uma série de hábitos comuns que levam a um bom plano alimentar e consequentemente a uma vida saudável.

Tipos de Dietas

Aprenda o que é uma dieta

Temos o hábito de associar dieta ao emagrecimento. Mas as dietas não servem somente para emagrecer.

Existem vários tipos de dietas para cada objetivo, se a pessoa quer perder peso ela fará uma dieta de baixa caloria adequada a seu cotidiano, se o desejo é ganhar massa muscular a dieta será rica em proteína e carboidrato além de muito exercício físico, para controlar o colesterol o plano alimentar vai diminuir a ingestão de gorduras, se o desejo é prevenir o diabetes adeus aos excessos de carboidratos e açúcares, melhorar o funcionamento do organismo aumentando o consumo de alimentos crus , acabar com o mau humor é acabar com a carne vermelha, e assim por diante…

Só depois de uma avaliação médica, exames e uma interpretação do cotidiano da pessoa que poderá ser montada a dieta ideal.

Dietas da Moda

Na busca pelo corpo ideal, muitas pessoas acabam aderindo à dietas milagrosas, que prometem resultados rápidos e fáceis. É muito fácil encontrar essas dietas em sites, livros e revistas. Mas é muito perigoso começar uma dieta sem orientação médica ou conhecimentos sobre seu organismo. Seguir as imprudentes dietas da moda pode criar um ciclo de ganho e perda de peso infinito, trazendo outros problemas para o corpo, como as estrias, por exemplo.

Outro problema comum à pessoas que fazem dietas drásticas é a tristeza gerada pela privação de alimentos que tanto se gosta. Um plano alimentar bem elaborado, raramente corta por completo algum tipo de alimento. É claro que alguns devem ser evitados, como os refrigerantes e as frituras, por exemplo. Mas nem mesmo esses chamados “vilões” são totalmente banidos. É preciso respeitar os seus limites, evitando assim, até uma depressão.

Os Queridinhos das Dietas

Como já disse anteriormente, cada corpo necessita de uma dieta diferente. Mas existem alguns alimentos, que podem ser considerados os “queridinhos” das dietas. Esses podem ser incluídos em qualquer dieta, e devem ser consumidos diariamente. Como exemplo temos a água, as frutas e as verduras.

Lembre-se que uma boa dieta deve sempre vir acompanhada de exercícios físicos regulares, seja para emagrecer, para ganhar massa, ou para tratar de alguma doença.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “O que é uma Dieta?