Peso Ideal de Acordo Com a Altura – Cálculo do IMC

Existe uma piada que diz “eu não sou gordo, apenas estou abaixo da altura recomendada para o meu peso”. A brincadeira aponta para a relação existente entre a nossa altura e o nosso peso. Ninguém precisa ser um gênio da física para entender que uma pessoa mais alta vai pesar mais, mesmo aparentando um corpo visivelmente magro. Isso acontece porque quanto maior é a estatura, maior é a quantidade massa corpórea, que define o que chamamos de peso. Outros fatores também vão contribuir para esse tipo de variação, mas a relação peso X altura ganha destaque, sobretudo porque o cálculo do IMC (índice de massa corpórea) é usado mundialmente para definir se uma pessoa está ou não dentro do peso adequado.

O Cálculo do IMC

Procurando na internet, você vai facilmente encontrar várias calculadoras online do seu IMC, mas também é possível fazer as contas do jeito mais tradicional. Para fazer o cálculo, você precisa saber sua altura exata e o seu peso atual. O IMC = pes0/altura². Assim, vamos supor que você pese 63 quilos e tenha 1,60 de altura. O quadrado de 1,60 é 2,56 e 63 dividido por 2,56 é igual a 24.6. Assim, o seu IMC equivale a 24,6. Para saber se essa referência está ou não dentro do peso, é preciso seguir os dados abaixo:

  • IMC < 16 – magreza grave
  • IMC entre 16 e 17 – magreza moderada
  • IMC entre 16 e 18,5 – magreza leve
  • IMC entre 18,5 e 25 – corpo saudável
  • IMC entre 25 e 30 – sobrepeso
  • IMC > 30 – obesidade

Dessa forma, a pessoa do nosso exemplo está no peso ideal, ou seja, dentro da faixa entre 18,5 e 25. Os índices abaixo ou acima dessa faixa podem ser preocupantes para a saúde, porque, como todos sabem, o peso interfere diretamente no organismo. Nesse ponto, vale destacar que não é só o sobrepeso e a obesidade que são perigosos. A magreza excessiva, inclusive, vem preocupando cada vez mais os órgão de saúde. Várias campanhas no mundo inteiro hoje defendem que modelos profissionais não podem estar abaixo do IMC 16, para não incentivar que outras meninas queiram um corpo pouco saudável.

Peso Ideal

Peso Ideal

Outras Preocupações

Apesar de todas essas informações, o uso único do IMC para dizer que alguém está ou não dentro do peso vem sendo questionado por profissionais da área de saúde. Outros fatores como índice de gordura, taxa de colesterol e circunferência abdominal também devem ser levados em conta para uma análise mais completa. O próprio histórico de cada pessoa vai interferir nesse tipo de análise, já que um esportista pode ter um peso mais elevado que uma pessoa da mesma altura, sem estar de fato menos saudável. Com isso, queremos dizer que o IMC não é a única base para uma avaliação sobre o peso. O ideal é procurar um profissional que possa realizar exames que ajudem numa classificação mais pormenorizada do seu corpo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Peso Ideal de Acordo Com a Altura – Cálculo do IMC