Por Que Não Consigo Emagrecer?

A perda de peso nem sempre é fácil e, dependendo das condições físicas de cada pessoa, o processo pode ser ainda mais difícil. Várias pessoas relatam que, apesar de dietas rigorosas e atividade física, não conseguem emagrecer. Será que isso é realmente possível?

Emagrecimento: por que é tão difícil?

Para começar, é sempre preciso lembrar que o organismo tende a manter o peso. Na verdade, o acúmulo de gordura é uma estratégia ancestral de preservação da vida, pois o peso a mais pode servir de reserva em casos de falta de comida. Como hoje em dia as coisas são bem diferentes dos tempos das cavernas, esse acúmulo não bem vindo, mas o organismo nem sempre contribui para as dietas. Essa é a principal origem da dificuldade.

Além disso, a alteração do peso requer mudanças que vão muito além da alimentação. Para que o emagrecimento possa acontecer de forma adequada, é preciso que a pessoa aprenda a comer menos, se exercitar mais e, sobretudo, manter uma rotina. Quem já tentou esse tipo de mudança sabe que não é nada fácil, porque, mais uma vez, tendemos a manter as coisas como estão. Outros fatores  podem tornar o processo ainda mais complicado, como veremos a seguir.

Emagrecimento

Emagrecer pode ser complicado, mas vale a pena

Hormônios instáveis

A gente não dá muita atenção para os hormônios, mas eles são fundamentais para quase tudo o que fazemos. Quando há algum desequilíbrio na produção hormonal, essa alteração pode refletir em diferentes aspectos da vida, causando ansiedade, depressão, cansaço, problemas de pele e dificuldade para emagrecer. Eu mesma tive vários problemas até descobrir que minha tireoide não andava nada bem e hoje sinto muita diferença no dia a dia com a reposição de T4. A dica é procurar um endocrinologista para verificar com estão os seus hormônios.

Falta de vitamina D

A carência de vitamina D é um problema muito comum hoje em dia, possivelmente explicado pelos cuidados que tomamos com o sol. O problema é que a falta dessa substância no organismo está bastante associada a problemas metabólicos, incluindo o ganho de peso. A melhor forma de obtenção da vitamina é a exposição ao sol, ainda que ela seja encontrada em alguns alimentos. Se a sua carência for muito grave, é preciso que um médico recomende a suplementação nas quantidades adequadas.

Escolha dos exercícios físicos

Todo exercício físico é bom para saúde (salvo quando existem restrições médicas), mas nem toda atividade contribui para o emagrecimento. O primeiro ponto a ser destacado é que o ganho de massa magra pode pesar mais na balança, mesmo que você esteja trocando gordura por músculo. Outro problema é quando o corpo se acostuma com determinada atividade, fazendo com que seu efeito seja diminuído. Por isso, quem quer perder peso deve apostar na diversidade de exercícios, incluindo técnicas de treino e alguma atividade aeróbica.

Problemas de digestão

Não adianta comer bem, é necessário que o organismo processe bem tudo o que foi ingerido. Da boca para dentro, uma série de processos podem fazer com que aquilo que você comeu seja melhor ou pior absorvido pelo corpo. Por isso, quando a pessoa apresenta problemas de emagrecimento mesmo com dietas, vale a pena conferir se os sistema digestivo está funcionando bem. Quem tem problemas na produção de enzimas, por exemplo, pode não aproveitar tão bem os nutrientes contidos nos alimentos. Há que se verificar também se outras doenças metabólicas que podem dificultar a perda de peso.

Peso

Quando os resultados na balança não são os desejados, é hora de procurar um especialista

Vida Sedentária

A tecnologia trouxe uma série de benefícios para nós humanos, mas também nos tornou cada vez mais sedentários. Com quase tudo acessível à mão, nos movemos muito menos que o necessário para gastar as calorias do que ingerimos. O resultado é que não consumimos energia e ela se acumula na forma de gordura. Para evitar o problema devemos sempre fazer uma força para nos exercitarmos mais, mesmo em pequenas tarefas do dia a dia.

Comida em excesso

Pode parecer óbvio, mas a alimentação em excesso é um dos fatores que dificulta o emagrecimento, mesmo que os alimentos ingeridos sejam saudáveis. Além disso, é importante trocar grandes porções de alimentos por pequenas refeições no decorrer do dia. Se você tem o hábito de exagerar, uma boa dica é trocar o prato do almoço, por exemplo, por um prato de sobremesa. Lembre-se também de parar de comer quando estiver satisfeito.

Pouca mastigação

Na correria do dia a dia uma atividade que quase sempre sai prejudicada é mastigação. Esse processo, às vezes facilitados pelos alimentos processados tem fundamental importância na digestão e no emagrecimento. Quando mastigamos mais, o organismo tem mais facilidade de entender que o corpo está recebendo alimentos, liberando substâncias responsáveis pela sensação de saciedade. A saliva e ácidos digestivos também contribuem para um bom processamento dos alimentos.

Estresse

O estresse contribui de duas maneiras para a dificuldade de emagrecimento. Primeiro ele aumenta a ansiedade, fazendo com que tenhamos mais necessidade de comer. Outro problema é que o estresse pode elevar os níveis de cortisol produzidos pelo organismo. Quando esse hormônio se eleva, podem ocorrer picos de glicose que levam ao ganho de peso. Por outro lado, uma boa alimentação é importantíssima para se combater o estresse e os seus sintomas.

Falta de sono

Nosso corpo é uma máquina na qual todas as funções estão interligadas. Por essa razão, quando algo não vai bem é possível que outros problemas surjam. O sono, por exemplo, tem papel importante no bom funcionamento do organismo. Quando não descansamos adequadamente, disfunções podem interferir no peso e na qualidade de vida.

Dica Esperta

Se você tem tentado emagrecer e não consegue, é hora de pensar um pouco menos na parte estética e se voltar para a saúde. Que tal procurar médicos de diferentes especialidades e conferir como a máquina está? Exames mais detalhados são essenciais para um bom diagnóstico do seu caso. Um nutricionista também podeajudar a descobrir o que está causando a dificuldade. Com um acompanhamento mais global, incluindo vários especialistas no assunto, você pode acabar percebendo qual é a origem do problema e, o que é melhor, quais são as formas de combatê-lo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Por Que Não Consigo Emagrecer?