Sibutramina Emagrece?

Um dos medicamentos mais indicados para quem quer perder peso é a sibutramina. Ele atua em duas frentes: reduz o apetite e evita a redução do gasto energético que ocorre no emagrecimento. Por isso, costuma apresentar bons resultados em pessoas que não conseguem emagrecer somente com dieta.

Os Problemas do Medicamento

Sibutramina

Sibutramina

Apesar desse aparente benefício, a sibutramina é um medicamento bastante controverso na medicina. Ele é proibido em diversos países e já teve a venda suspensa aqui no Brasil há alguns anos. O motivo para a proibição são os possíveis efeitos adversos causados pelo remédio. Seu uso está relacionado com o aumento da pressão arterial e arritmias cardíacas. Além disso, estudos apontam para um aumento nos casos de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares em pessoas que tomam o remédio a base do cloridrato de sibutramina.

Cuidados Com a Sibutramina

Em nosso país, o remédio só pode ser vendido com receita médica. Porém, é muito comum que a sibutramina seja vendida ilegalmente, por causa da grande procura. Mulheres e homens que desejam perder peso acabam optando em comprar sibutramina em um mercado paralelo, fazendo uso do medicamento sem as devidas orientações médicas, acreditando que ele será a solução para todos os problemas.

Respondendo, então, à pergunta que dá nome a esse texto, a sibutramina emagrece sim, mas pode implicar no aparecimento de doenças e causar dependência, além de outros efeitos colaterais atestados na bula do medicamento.

Minha Experiência

Por tudo isso, eu vou compartilhar com vocês minha experiência com o uso da sibutramina. Eu tomei o remédio durante cerca de 4 meses. Nesse período, eu perdi mais ou menos 10 quilos. No entanto, o emagrecimento não me deixou mais feliz. A sibutramina me deixou mais irritadiça, além de trazer insônia, náusea e sensação de boca seca. As pessoas que conviviam comigo comentavam que eu estava estranha, com “cara de maluca”.

Eu não me sentia nada bem, mesmo tendo perdido peso. Voltei no endocrinologista que recomendou a sibutramina e disse que não queria mais tomar o remédio. Após a suspensão, fui voltando ao normal, inclusive recuperando os quilos perdidos. Hoje, se alguém me pergunta sobre esse medicamento eu sempre dou a minha opinião pessoal: não vale a pena. Entre emagrecer e manter a sanidade mental, eu sempre vou preferir minha sanidade.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Sibutramina Emagrece?