Como Fazer Uma Calça Desbotada

Que tal estilizar suas calças, jaquetas, saias e shorts jeans com água sanitária? Enquanto alguns evitam e até tentem fazer com as velhas calças desbotadas tomem nova vida com tingimento, volta e meia as peças manchadas aparecem nos desfiles, sempre chamando a atenção de todo mundo. O resultado em casa pode ficar muito, dese que você observe cada uma das dicas abaixo.

A Escolha da Calça

O processo de desbotamento pode ser feito em calças, saias, shorts e outras peças feitas com jeans. Como o resultado não é muito previsível,  não vale a pena usar a água sanitária em peças muito novinhas. Prefira aquelas que você não não usa muito, mas que podem ficar super legais com uma “cara nova”. A cor do jeans também é importante e interfere no resultado. Quando mais escuro for o jeans, maior é o contraste com as manchas, dando um efeito mais interessante. Nos jeans muito claros o desbotado quase não vai aparecer. Abra o armário, escolha a melhor peça e vamos a passo para desbotá-la!

Como Manchar a Calça?

Vou contar aqui um segredo pra vocês. Na adolescência, eu era mestre em testes de coloração com todo tipo de roupa. Para a infelicidade da minha mãe, eu descolori, tingi e desbotei uma infinidade de calças jeans. Então algumas das dicas que estão aqui foram tiradas da minha própria experiência no passado.

Passo 1

É legal que a peça jeans esteja limpa, porque se tiver alguma mancha de gordura, isso vai atrapalhar na reação com a água sanitária. Então lave a calça antes, deixe secar bem e só então comece a prepará-la para a mudança.

Passo 2

Para que a calça fica manchada somente em algumas partes você precisa enrolá-bem. Comece torcendo as pernas e fazendo pequenas trouxinhas. A cada trouxinha, amarre-com um elástico de dinheiro ou barbante, como no vídeo abaixo.

Calça Manchada

Calça Manchada

Passo 3

Depois que a calça estiver totalmente torcida, enrolada e amarrada, prepare um balde com 2 copos de água sanitária. Se o produto tiver uma concentração de cloro, a calça vai ficar clara mais rápido. Isso pode ser observado no rótulo. Depois complete o balde com água suficiente para cobrir a calça.

Passo 4

Deixe a calça de molho na água sanitária por cerca de 20 minutos, mas sempre dê uma olhadinha para ver não clareou demais. Caso a quantidade não seja suficiente para molhar toda a calça, vire e deixe o mesmo tempo, até obter o resultado desejado.

Passo 5

Desamarre os elásticos e desenrole a calça para ver o resultado. Se for preciso, enrole novamente e coloque um pouco mais no cloro. Quando estiver bom, enxágue bem com água e coloque para lavar na máquina. Depois de seca você vai ver melhor o resultado.

Dicas Espertas

  • Para rasgar a calça de um jeito desfiado interessante, é melhor usar uma lixa que a tesoura. Pegue uma lixa bem grosa e passe na calça nos lugares onde você quer o rasgado até que ela se desfie totalmente;
  • A água sanitária danifica as fibras de qualquer tecido. Isso quer dizer que a sua calça vai durar menos depois de ser desbotada. Se quiser que ela dure mais, evite lavar na máquina;
  • Se você está com medo de fazer o teste em uma peça bacana, pegue uma calça bem velha para experimentar e depois que der certo faça em outras peças.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Fazer Uma Calça Desbotada