Como Se Tornar Uma Blogueira: A Realidade e o Passo a Passo

Para quem acompanha o dia a dia das blogueiras de moda pelos canais disponíveis, como Youtube, Instagram, e Snapchat pensa que tem gente vivendo a vida que pedimos a Deus. E acaba despertando a vontade de seguir pelo mesmo caminho e se tornar uma blogueira de sucesso e ganhar muitos seguidores e dinheiro. No Brasil, as blogueiras de moda mais famosas são Thássia Naves e Camila Coutinho, além da brasileira, residente nos Estados Unidos, Camila Coelho.

Porém, na prática, as coisas não são tão fáceis como parecem ser, e essas meninas já estão no mercado, batalhando por um lugar ao sol há muito tempo. E para chegar no patamar delas, mais que um rostinho bonito e uma câmera, é preciso ter muito mais conhecimento sobre o universo do ramo escolhido, dedicação e muito trabalho duro mesmo.

O Que é Ser Blogueira?

Antes de qualquer coisa a gente precisa entender a profissão de blogueira. Blogueira ou blogueiro é aquele que vive de um blog, ou seja, de um site. Geralmente este site é um site pessoal onde as pessoas descrevem sua vida e mostram seu dia a dia; mostram seu rosto, seu nome, se expõem.

Este blog em que estamos por exemplo é um tipo de blog onde falamos de vários assuntos de utilidade, mas não é um blog pessoal, onde conto minha vida. Um dia talvez eu crie esta coragem. Pois o que é preciso ficar claro que uma pessoa que decide ser famosa, ela antes de tudo vai ter que dar a cara à tapa, pois na internet existem muitas críticas, os chamados haters; ou seja aqueles que odeiam, que criticam pelo simples prazer de criticar mesmo e é preciso saber contornar essas situações.

Um blogueiro iniciante não deve apenas fazer selfies e mostrar o que fez no dia, pois isso pode não ser interessante, vindo de alguém ainda desconhecido. É preciso criar posts de temas mais amplos, que mesmo que relacionados à você sejam de interesse geral. Ou seja, dizer por exemplo da sua experiência com um certo produto ou serviço, pode ser um começo.

Definir o Campo de Atuação

Primeiramente para se tornar um blogueiro é preciso saber sobre o que você vai blogar. Qual será o tema do seu blog, este pode ser um dos problemas dos blogueiros iniciantes. Definir e encontrar um nicho diferente, onde você faça algo legal que ninguém nunca fez.

Os tipos mais comuns de blogs de sucesso são os de tutorial de maquiagem, de moda, e um outro campo que tem tido muitas blogueiras é a questão de saúde e bem estar, prática de exercícios físicos, emagrecimento e etc; as chamadas blogueiras fitness. Também tem crescido o número de blogueiras mirins que são crianças gerenciadas pelas mães ou pais que mostram sobre a moda infantil. Para ser uma blogueira mirim é preciso estar atento à exposição feita, por se tratar de menores.

Para saber o que você vai fazer tem que saber o que você mais gosta e mais tem conhecimento. Falar de algo que não tem capacidade não te levará ao sucesso. Falar coisas que não são interessantes também não.

Procure um tema diferente, descubra a forma mais criativa e inédita de apresentar este tema. A criatividade e autenticidade é que farão você se destacar no meio de tantas outras pessoas.

Um exemplo é o canal de maquiagens Pausa para Feminices, da Bruna Tavares,  apesar de ser um tema comum, ela optou por fazer vídeos focando apenas os olhos, diferentemente da maioria, que filma a bancada inteira, o rosto inteiro. Este é o diferencial dela. Ela hoje tem maquiagens com sua marca, sua própria linha de produtos.

Definir o Canal de Interação com o Público

Como eu disse, o termo blogueira é devido ao fato de se ter um blog ou site, mas hoje existem as Youtubers que tem canal no Youtube e tem Vlogs que funcionam como os blogs, porém em formato de vídeo. Outras formas de conseguir seguidores é através da criação de página no Facebook, ou criar um Perfil no Instagram ou Snapchat.

Cada tipo de interação demanda uma habilidade diferente e o ideal é que você tenha perfil em todos as redes sociais. As blogueiras de maior sucesso têm presença em todos os meios de comunicação.

Blogueira Camila Coelho

Camila Coelho tem 4,4 milhões de seguidores no Instagram

O Twitter também é uma forma de conseguir seguidores, e muita gente faz sucesso no Twitter e só depois foi se expandindo para outras redes.

Um exemplo de um blogueiro que começou pelo Twitter e hoje é seguido por vários canais, como Facebook, Instagram e se tornou uma das maiores celebridades do Brasil é o jornalista Bruno Rocha, o Hugo Gloss. Ele tem o blog voltado para fofocas e vida das celebs nacionais e internacionais e no Instagram hoje ele tem mais de 6 milhões de seguidores!

O Instagram

O Instagram se tornou uma fábrica de celebridades, e a vontade de se tornar famoso faz com que as pessoas fiquem comentando nos posts dos famosos sobre seu próprio Ig, pedindo que as pessoas visitem sua página, ou colocando mensagens deprimentes como “troco likes”, “sigo de volta”, ou apenas o SDV, ou pior ainda o RTB, que é “retribuo elogios”.

Definitivamente não é assim que se consegue seguidores no Instagram. O Instagram tem o sistema de buscas por hashtags, ou famoso jogo da velha #, e com elas a gente marca a foto e explica sobre o que ela é. E quando alguém quer buscar algo específico, usa a hashtag e sua foto pode aparecer. Por exemplo se seu Ig é de moda e você postou uma foto de um look de inverno você pode usar a hashtag #modainverno para marcar a sua foto. Você deve fazer boas fotos, de preferência com uma câmera profissional, e boa iluminação.

As pessoas geralmente ganham dinheiro com o Instagram através de acordos de publicidade, onde você divulga a marca de um produto e ganha por isso. Mas muita gente na verdade não ganha nada mais que próprio produto, ou seja, vivem de permuta mesmo. Cedem a imagem através da troca pelo produto, isso para o caso de subcelebridades e blogueiros iniciantes. Artistas de renome ganham muito com estes posts patrocinados. Sabrina Sato por exemplo pode chegar a ganhar cerca de 15 mil reais por #publipost. A legislação obriga que os publiposts sejam marcados como tais, para que as pessoas atingidas por ele saibam que se trata de uma propaganda, mas nem sempre isso ocorre.

Recentemente a blogueira fitness Gabriela Pugliesi fez um post com uma cerveja e não marcou como sendo #publi e com isso ela foi advertida pelo Conar, que regula os comerciais, por propaganda velada.

Além de ganhar nos posts, as pessoas famosas do Instagram ganham visibilidade e podem ganhar dinheiro com desfiles, presenças vips em festas e outros tipos de eventos.

Como Criar um Blog ou Site

Para ganhar dinheiro com blog primeiro é preciso criar um blog/site em uma plataforma como o WordPress. Criar site em serviços de criação de sites, daqueles que vemos como “crie um site lindo de forma fácil” não é muito bom; pois o que você precisa entender para que seu site faça sucesso é que o que atrai gente para o seu blog não é a beleza dele e sim a navegabilidade dele e a otimização.

Se você escreveu um post sobre “como maquiar para um casamento a noite”, pode ter certeza que muitos outros sites também já escreveram sobre isso, e quando a pessoa fizer esta busca no Google, o que está em jogo não é a beleza do seu site e sim se ele foi feito pensando nos mecanismos de busca dos sites de pesquisa; pois só assim ele aparecerá no topo da lista de resultados e as chances de que alguém entre no seu site aumenta.

Para entender sobre isso é bom estudar sobre técnicas de otimização de sites e SEO (Search Engine Optimization). Se parecer muito complicado para você, pense no conteúdo e contrate um SEO para trabalhar quanto ao posicionamento para você.

Para ter um site é preciso ter um domínio registrado, domínio é o endereço do site e você pode escolher um nome e ver a disponibilidade dele através do site registro.br, você tem que pagar uma anuidade para ter este endereço registrado.

Você terá que hospedar o seu site em um grande servidor, que é onde todos os arquivos de seu site estarão disponíveis, inclusive layout, imagens e os textos que escrever. O serviço de hospedagem é como se fosse um imenso computador onde os arquivos do site ficam disponíveis para serem acessados. Você pode colocar seu computador pessoal como hospedagem, mas isso demanda conhecimento e recursos, e não vale a pena, um bom servidor de hospedagem é o Dream Host.

Tendo tudo isso, você terá que alimentar seu blog com conteúdos inéditos, com uma boa periodicidade, para que ele se torne grande e relevante.

Você poderá ganhar dinheiro com seu blog, alugando espaço publicitário dentro dele; ou seja com os anúncios que aparecem nele, ou com a propaganda de algum produto que você falar no post.

Para ganhar dinheiro na internet com anúncios, uma das maneiras mais fáceis, é sendo um afiliado do Google, através do Google Adsense, que é quando o Google paga aos editores de blogs por cliques em anúncios. Quem quer fazer um anúncio, entra em contato com o Google Adword, e o Google distribui os anúncios de acordo com o interesse do usuário.

Você pode também ter clientes de anúncios direto, com certeza ganhará mais, mas é mais trabalhoso; ser afiliado é o caminho mais curto e mais fácil.

Youtube

Isso de ter conhecimento em otimização  vale também para conseguir visitas no Youtube, pois a plataforma tem muitos vídeos e conseguir que o buscador liste seu vídeo não é simples.

Se as pessoas encontraram seu vídeo, se interessaram, clicaram em Inscrever-se no canal, sempre que você postar um vídeo novo, seus fãs serão notificados e eles poderão se interessar pelos novos vídeos e assistir. A cada curtida no vídeo, clicar no joinha, seu vídeo tem mais chances de aparecer.

A forma de ganhar dinheiro com o Youtube é com os anúncios que precedem a apresentação dos vídeos, com a propaganda de produtos durante o vídeo e com a influência que seu nome e seu canal terão.

SnapChat

O SnapChat tem conquistado cada dia mais usuários, ele é uma nova rede social que usa vídeos de dez segundos. Da mesma forma que o Instagram, no snap a maneira de ganhar dinheiro é através da popularidade. Ele foi criado para ser uma forma de bate papo e interação entre os usuários, com o diferencial de que as mensagens seriam deletas pelo próprio aplicativo pouco tempo depois, mas como toda forma de mídia, já tem gente ganhando dinheiro com o snapchat. 

Tendo popularidade e grande número de visualizações, as pessoas ganham reputação e interesse de marcas para anunciar seus produtos. Um grande exemplo de quem começou do nada e hoje é super popular com o SnapChat é a sensação do SnapChat, a maranhense Thaynara Gomes, @thaynaraog, que hoje já tem feito campanhas publicitárias, presenças vips, aparições em programas de televisão.

Mais Que Sorte

Para se tornar uma blogueira de sucesso e ganhar dinheiro com internet é preciso além de alguma sorte, muito conhecimento, muito trabalho sério e quiçá uma boa equipe. Hoje conquistar status como das blogueiras famosas é muito difícil pois a concorrência é muito grande e tudo na internet é muito efêmero.

Mas se este é o seu sonho, ser uma blogueira profissional, e você está disposta a conquistá-lo, aproveite nossas dicas e vá conquistando seu espaço. Não espere que as coisas aconteçam de um dia para o outro, pois isso é para raras exceções; esteja preparada para colher os frutos do trabalho depois de um bom tempo de dedicação.

Conte sua experiência para nós!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Como Se Tornar Uma Blogueira: A Realidade e o Passo a Passo