10 Alimentos que previnem inflamações

Você sabia que é possível prevenir as inflamações comendo os alimentos certos? Sim, é isso mesmo! Muitas vezes, as inflamações são causadas pelo consumo de alimentos errados. Não é incrível imaginar que há alimentos que podem provocar justamente o efeito contrário? Esses são os alimentos que agem como verdadeiros anti-inflamatórios em nosso corpo.

Uma série de pesquisas realizadas classificou alimentos de acordo com seu grau de ação inflamatória e especialistas chegaram a algumas conclusões. Quanto maior o grau inflamatório do alimento, mais dificuldade o indivíduo tem para emagrecer ao consumi-lo. Porém, além disso, uma dieta rica em alimentos inflamatórios também pode afetar a saúde a médio e longo prazo.

Na contramão, vem os alimentos anti-inflamatórios, ou seja, capazes de prevenir inflamações no organismo. Hoje, preparamos uma super lista com 10 desses alimentos. Inclui-los em sua dieta pode melhorar significativamente sua saúde. Tome nota.

1. Gengibre

Os gingerols, compostos anti-inflamatórios presentes no gengibre, servem para inibir a produção de óxido nítrico. Esses, por sua vez, ajudam a formar os radicais livres que são prejudiciais à saúde.

2. Brócolis

Outro grande composto anti-inflamatório é o sulforafano. O brócolis está repleto de sulforafano. Além disso, a Vitamina C presente no alimento também age como um anti-inflamatório potente.

3. Mamão

Rico em papaína, enzima que reduz o risco de inflamação no corpo além de facilitar a digestão. A presença de Vitamina C e Vitamina E na fruta também contribuem para um organismo mais limpo e mais saudável.

4. Nozes

Grandes aliadas do corpo quando o assunto é prevenir inflamações, as nozes são ricas em ômega 3 e quinonas, substâncias muito benéficas para a saúde.

5. Repolho roxo

Conheça mais um agente anti-inflamatório: as antocianinas. O repolho roxo é composto em grande parte por antocianinas.

6. Mirtilo

O mirtilo tem sem tornado uma fruta muito popular e já foi caracterizada por especialistas como um superalimento. Os mirtilos previnem o estresse oxidativo e também a inflamação, além de combater células cancerígenas.

Alimentos que previnem inflamações

O mirtilo previne o estresse oxidativo e a inflamação

7. Semente de chia

Mais um superalimento considerado milagroso por especialistas e que vem ganhando popularidade nos últimos anos. As sementes de chia, além de auxiliarem no processo de emagrecimento, também ajudam a prevenir inflamações. Ricas em ômega 3, as sementes de chia possuem efeito anti-inflamatório e são ótimas para reduzir a dor causada por inflamações.

8. Abacate

Um potente agente anti-inflamatório está presente no abacate: os fitoesterois. Naturalmente presente em plantas e algas, essa substância presente no abacate faz com que ela seja uma fruta muito especial e age no organismo combatendo uma série de doenças e impedindo a síntese inflamatória.

9. Aipo

A luteolina presente no aipo é extremamente eficaz para combater o câncer e as inflamações de forma geral. Esse composto também pode ser encontrado em quantidades menores em pimentas, na hortelã, na salsa e no manjericão.

10. Cúrcuma

Embora seja a última de nossa lista, a cúrcuma é um dos melhores alimentos que ajudam a prevenir inflamações. Seu ingrediente ativo chamado curcumina inibe a síntese de processos inflamatórios. Além disso, a cúrcuma, assim como a semente de chia, é ótima para amenizar as dores causadas por inflamações.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “10 Alimentos que previnem inflamações