Acupuntura – Perguntas & Respostas

O que é Acupuntura?

Acupuntura é um método terapêutico milenar surgido na China que tem como principal característica a inserção de agulhas na superfície corporal afim de promover equilíbrio, saúde e tratar doenças.Tratamento com acupuntura.

Como ela funciona?

Quando o médico acupunturista insere a agulha na pele, essa agulha estimula terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes, especialmente nos músculos. O estímulo da agulha forma uma mensagem que viaja pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central onde começa a liberação de neurotransmissores que desencadeiam efeitos anti-inflamatórios, analgésicos, relaxantes e diversas funcções orgânicas, sistema endócrino, imunológico e moduladores emocionais.

Quais são os objetivos da prática?

De acordo com a filosofia tradicional chinesa, a nossa saúde depende do estado da energia vital do corpo, ou Qi. Um fluxo de Qi regular e equilibrado está associada à saúde, já um fluxo de Qi perturbado, obstruído ou um fluxo deficiente demonstra uma doença. O Qi pode tornar-se perturbado, esgotado ou bloqueado por diversos fatores como um estilo de vida, o ambiente em que se vive muitas vezes resulta em sintomas de dor e doença.

A Acupuntura portanto trabalha para ajudar a manter o equilíbrio do corpo. A inserção das agulhas de acupuntura nos pontos específicos tem como objetivo regular os fluxos de Qi e equilibrar o organismo.

Quando devo procurar o tratamento?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) criou uma lista com inúmeras doenças tratáveis com Acupuntura sendo elas disfunções orgânicas e doenças neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestórias entre outras muitas. Você deve procurar a Acupuntura quando sentir que não está em harmonia, quando os remédios alopáticos já não fizerem mais o mesmo efeito de antigamente e até como uma terapia conjunta a terapia convencional que você tem feito com seu médico, consulte-o a propósito.

As agulhas podem transmitir doenças?

A ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que a prática da acupuntura seja realizada exclusivamente com materiais descartáveis. A reutilização das agulhas mesmo sendo no mesmo paciente podem gerar complicações. Exija material descartável sempre a cada nova sessão.

Quem está habilitado para a prática?

Médicos. Eles são os únicos profissionais de saúde que dentro da nossa lei federal detêm o direito de diagnosticar doenças, indicar o tratamento adequado e prescrever medicações, isso não é diferente na prática da acupuntura. A acupuntura é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina.

 


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Acupuntura – Perguntas & Respostas

  1. maria beatriz pagliaro disse em 30/09/2011 às 20:31:

    Os fisioterapeutas também podem atuar como acupunturistas e hoje existem cursos tecnicos para quem é da área de saude, que duram em média 3 anos, e que formam terapeutas acupunturistas, com segundo grau completo.
    Acho que todos , médicos , fisioterapeutas e técnicos, deviam passar por uma prova que avaliasse o conhecimento e habilidade do professor. Por que qualquer um é passível de erro e trata-se de uma técnica invasiva , que requer muitos protocolos, no que se refere a higiene e a uma boa anamnese do paciente.

Deixe sua opinião “Acupuntura – Perguntas & Respostas