Alergia a Tintura de Cabelo – O Que Fazer?

É muito comum ouvirmos que “mulher tem que sofrer para ficar bonita”, mas será que devemos concordar com essa afirmação? Há vários casos em que o tratamento de beleza acaba interferindo na saúde, como é o caso da alergia à tinta de cabelo. Os componentes das tinturas podem causas reações graves, levando até à morte se ocorrer um choque anafilático. Por isso, é fundamental fazer o teste conforme a indicação do fabricante.

Alergia É Coisa Séria

A primeira coisa que você precisa saber sobre alergias é que elas não são um problema de nascença. Isso quer dizer que você pode usar algo durante muito tempo sem ter reação alguma e, de repente, se tornar alérgica. Então, não é porque você usou a tintura de cabelo uma vez e deu tudo certo que o problema está afastado para sempre. Os cuidados em relação a produtos químicos, incluindo aqueles para tratamento de cabelos e pele, deve ser constante. Quando for usar a tinta, mesmo que seja aquela velha marca que você sempre compra, faça o teste seguindo as orientações da embalagem. Só assim é possível garantir que você não terá problemas ao pintar os cabelos.

Sintomas da Alergias

Alergia a tinta de cabelo

Nunca deixe de fazer os testes indicados para evitar reações alérgicas

Os sintomas da alergia vão depender do nível de reação alérgica em cada pessoa. Veja:

Alergia Leve

Os sintomas mais comuns da reação do tipo leve são: coceira e formigamento no couro cabeludo. Manchas vermelhas e erupções com pus também podem aparecer não só na cabeça, mas também na nuca, nas orelhas, nas testa e nas pálpebras. A pele tende a adquirir uma aparência escamosa, como se estivesse descascando.

Alergia Grave

A alergia do tipo mais grave, é comum que a pessoa observe erupções purulentas no couro cabeludo, que podem, ou não, se espalhar para outros partes do corpo. Inchaço e vermelhidão também são característicos da reação alérgica grave. O rosto da pessoa pode inchar, princialmente na região dos olhos e da boca. Em muitos casos, o fechamento das pálpebras devido ao inchaço leva à dificuldade para enxergar. Durante o processo de tingimento dos fios, a pessoa pode se sentir enjoada, espirrar ou tossir. Nesses casos, é importante interromper o uso para evitar problemas mais sérios.

Alergia Gravíssima

Nas pessoas mais sensíveis aos compostos da tintura, a reação alérgica pode causar uma resposta violenta do organismo. O choque anafilático é um dos problemas mais graves, pois pode matar se não for tratado rapidamente. Além disso, o uso de tintura em pessoas alérgicas também pode causar dificuldades para respirar e desmaio.

O Que Fazer?

O teste mais comum para saber se você tem ou não alergia à tintura é aplicar um pouco do produto atrás da orelha ou no pulso, deixar agir por 30 minutos, enxaguar e observar o local por 24 horas. Se nesse período aparecerem manchas, coceira ou qualquer reação estranha, é melhor não pintar os cabelos. A principal substância causador de reações é a parafenilenodiamina. Depois de observar reações com o uso de tintar, vale a pena consultar um alergista para saber se esse componente que te causa a alergia. Nesse caso, é possível evitar o problema usando tinturas que não contenha a substância alergênica. Tonalizantes e henna podem ser menos nocivos, mas precisam ser devidamente testados. Em último caso, é melhor evitar o uso de tintar que correr riscos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

4 Comentários em “Alergia a Tintura de Cabelo – O Que Fazer?

  1. Pollyany disse em 14/05/2015 às 11:49:

    Bom dia, sofro muito com alergia a tintas e cabelo, meu cabelo e tingido de preto. Gostaria de saber se existe alguma tinta ou produto de coloração que eu possa usar?. Já experimentei varias marcas porem todas me deram alergia,

    • Mulher Esperta disse em 26/05/2015 às 19:53:

      Pollyany, primeiramente você precisa descobrir o que causa sua alergia, em seguida, evitar produtos que tenham este elemento em sua fórmula.
      É praticamente impossível alguém recomendar um produto sem saber exatamente qual o problema.
      Recomendamos que procure um especialista que avaliará seu caso com mais cuidado.

Deixe sua opinião “Alergia a Tintura de Cabelo – O Que Fazer?