Alimentos que causam enxaqueca

Quem nunca sentiu uma dor de cabeça latejante, intensa, que acomete desde a região dos olhos até a parte de trás da cabeça, e que pode durar vários dias? Essa é a famosa enxaqueca. Infelizmente, ela não tem uma causa definida, mas muitas pesquisas realizadas indicam que há alimentos que podem aumentar os riscos de enxaqueca.

Além da alimentação, outros fatores podem desencadear essa dor de cabeça insuportável. Estresse, falta de sono, obesidade e tabagismo estão entre eles. Hoje, trouxemos para vocês uma lista de alimentos que podem ser desencadeadores das dores de cabeça. O consumo excessivo deles pode causar a enxaqueca.

Cerveja, queijos maturados, repolho, molhos à base de soja e chocolate

Todos esses são alimentos ricos em aminas. Essas, por sua vez, são substâncias que podem alterar a dimensão dos vasos sanguíneos cerebrais causando a dor de cabeça.

Frituras de todos os tipos

Frituras – sejam elas batatas fritas, bifes ou até mesmo legumes – são ricas em ácidos graxos leonéico e oléico. Esses ácidos graxos podem contrair os vasos sanguíneos do cérebro e, assim, desencadear dores de cabeça. Quanto mais óleo, maior o risco.

Embutidos (como salame, presunto e mortadela), patês e peixes em conserva

Esses são alimentos ricos em nitritos e nitratos, substâncias que também atuam em alguns organismos como desencadeadoras de enxaquecas. Elas atuam da mesma forma que as aminas, alterando a dimensão dos vasos sanguíneos cerebrais e favorecendo as dores de cabeça.

Café, chá preto, refrigerante e energético

Adivinhe o que todas essas bebidas tem em comum. Se pensou na cafeína, acertou. Porém, nesse caso, não é o simples consumo de uma dessas bebidas que pode desencadear a dor de cabeça. Geralmente, ela só surge em duas situações: quando você ingere alguma dessas bebidas enquanto estiver tomando algum medicamento que possui cafeína em sua composição ou quando você deixa de consumir uma dessas bebidas. Nesse segundo caso, a enxaqueca é fruto da abstinência da cafeína.

Bebidas alcoólicas

A maioria das bebidas alcoólicas possuem em sua composição duas substâncias: a tiramina e a histamina. Elas são grandes vilãs e podem causar enxaqueca com muita facilidade.

Alimentos que causam enxaqueca

Quem sofre de enxaqueca precisa diminuir o consumo dos alimentos desencadeadores

Manteiga, margarina, doces, leite integral, requeijão, bolachas recheadas, carnes com alto teor de gordura e queijo amarelo

Todos esses alimentos contém altas doses de lipídeos e proteínas alergênicas. Alguns exemplos são a caseína e a beta lactoglobulina: elas podem aumentar o risco de dores de cabeça.

A enxaqueca causada pela alimentação surge quando você consome um desses alimentos em excesso. Você não precisa cortá-los de sua dieta para evitar as enxaquecas, apenas diminuir o consumo.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Alimentos que causam enxaqueca