Alimentos Que Controlam Inflamações

As pesquisas científicas vêm mostrando que muitas das doenças que conhecemos são causadas processos inflamatórios. Recentemente, o Centro Médico da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, concluiu uma pesquisa que mostra que p diabetes do tipo I pode estimular a produção de um substância conhecida como calcoprotectina, dando início a uma inflamação que leva à formação de placas no interior das artérias e, consequentemente, causando problemas cardíacos.

O que surpreendeu os pesquisadores, nesse estudo, não foi a relação entre o diabetes e as doenças do coração, pois esse fato já era conhecido pela medicina. A novidade está no reconhecimento de que um processo inflamatório é o causador desses problemas de saúde. E não é só nesses casos que a inflamação está presente. Os problemas de pele, a artrite e até mesmo alguns tipos de câncer têm origem inflamatória.

O Segredo Está na Alimentação

A boa notícia é que vários estudos também revelam a importância da alimentação na prevenção dessas doenças. Hoje se sabe que muitos alimentos contêm substâncias capazes de fortalecer o sistema imunológico e melhorar as funções do organismo de um modo geral, auxiliando no controle das inflamações. Veja algumas indicações:

Alimentos Anti-inflamatórios

Alimentos Anti-inflamatórios

Problemas de Pele

Quem sofre com as doenças de pele, como a psoríase e a neurodermatite podem contar com a ajuda das vitaminas antioxidantes. O betacaroteno e as vitaminas C e E, encontrados no pimentão, são indicados para melhorar a cicatrização. O mamão, a acerola, a mexerica e as semente de abobora e girassol também possuem antioxidantes que combatem o processo de inflamação.

Doenças do Coração

Para prevenir as doenças cardiovasculares, é importante apostar em alimentos que contenham ômega 3, como o abacate, os peixes de água gelada, o azeite e as castanhas. Outro ingredientes benéfico é o vinagre de maçã, que age sobre as inflamações e controla os níveis de colesterol e triglicérides.

Artrite

As pessoas com artrite também precisam consumir alimentos ricos em ômega 3. A semente de girassol, os grãos integrais, os vegetais verdes e os leite de cabra são importantíssimos, pois contêm vitamina E. São recomendados ainda aqueles produtos que são fonte de vitamina C, como as frutas cítricas.

Diabetes

Todo mundo sabe que os diabéticos precisam cuidar da alimentação, principalmente da ingestão de açúcar. No entanto, nem sempre conhecemos os alimentos que ajudam a controlar a doença. A maçã e a pera contêm um antioxidante chamado antocianina, que reduz o risco do diabetes. As frutas, os cereais integrais e os peixes também são essenciais, pois interferem no modo como o organismo processa a glicose.

Câncer

Os tumores estão entre as doenças mais preocupantes dos dias de hoje, porém podem ser prevenidos. As frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo) possuem vitamina C e o ácido elágico, que agem contra as inflamações nas células. Os alimentos ricos em licopeno, como o tomate, a melancia e a goiaba, também agem na prevenção de alguns tipos de câncer.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Alimentos Que Controlam Inflamações