Anemia – O que fazer

A Anemia é um distúrbio onde há diminuição dos pigmentos vermelhos do sangue (Hemoglobina), e pode aparecer quando sua ingestão de ferro na alimentação está baixa ou  se você for uma mulher com menstruação abundante.
Os sintomas frequentes são cansaço, palidez, falta de ar, palpitações e fraqueza aparentemente sem explicação.
Ao procurar um médico, ele provavelmente pedirá um exame de sangue para confirmar a anemia,  confirmada os tratamentos deverão ser iniciados imediatamente.

Existem vários tipos de anemia, mas a mais comum é a ferropriva que é tratada com pílulas ou injeções de ferro além do aumento da ingestão de alimentos que tem ferro como feijões, pães integrais, carnes e frutas secas.

Os outros tipos de anemia, menos frequentes são:

  1. Anemia Perniciosa,  que consiste na falta de uma enzima necessária para a absorção de nutrientes essenciais, ela pode acontecer por consequencia de problemas no sistema imunológico e ser causada por medicamentos.
  2. Anemia Falciforme,essa é a anemia hereditária que pode atingir pessoas com origens na África e Oriente Médio, normalmente os sintomas desta aparecem na infância.
  3. Anemia Megaloblástica, é causada normalmente pela carência de ácido fólico, o ácido fólico está presente em vegetais frescos e fígado, atinge normalmente mulheres grávidas e idosos.

Na medicina alternativa existem vários tratamentos complementares para a anemia, eles vão de uma terapia nutricional a aromaterapia, abaixo você poderá conhecer alguns desses tratamentos que podem melhorar sua qualidade de vida durante o tratamento tradicional.

Aromaterapia:

  • As recomendações são os óleos essênciais de camomila-romana e de limão, adicione 10 gotas de cada um a cerca de 50ml(3 colheres de sopa) de óleo de banho ou loção hidratante leve e aplique no corpo todo depois do banho.
  • Também ajuda colocar 1 gota de um dos óleos no chá para normalizar a absorção do ferro.

Homeopatia:

  • Para casos de anemia ferropriva com muito cansaço, Phosphorus, e Ferrum Metallicum são ótimos aliados, o farmacêutico saberá o que indicar.

Plantas medicinas:

  • A ingestão diária de cenoura vermelha ajuda consideravelmente na produção de glóbulos vermelhos.
  • Chás de Morango e Anil-bravo e Angélica também são poderosos normalizadores, deve-se tomar 3 xícaras por dia.
  • O suco de espinafre também ajuda e pode ser tomado fresco ou adicionado as refeições no feijão e sopas.

Minhas Dicas:

  • Sempre tempere saladas e carnes com limão, a vitamina c é essencial para a boa absorção do ferro sabiam?
  • Minha dica para a saúde geral é a ingestão diária de um copo de Suco da Luz do Sol de preferência pela manhã, além de ser riquíssimo em nutrientes de todos os tipos é um equilibrador poderoso além de ajudar no controle de peso e do colesterol.

Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Anemia – O que fazer