Benefícios e Malefícios da Sauna

O uso da sauna divide opiniões. Muitos adoram, mas outros detestam! Seja a sauna úmida ou seca, elas trazem benefícios e malefícios para o nosso corpo, por isso é preciso saber usar, para aproveitar somente dos seus benefícios.

Diferença entre Sauna Seca e Sauna a Vapor

Primeiramente vou explicar qual é a diferença entre a sauna úmida e a seca. Na sauna úmida, há formação de vapor, fazendo o corpo suar. A temperatura varia entre 45 e 60ºC e a umidade do ar chega a 95%. Já a sauna seca é mais quente, com temperatura que varia entre 70 e 90ºC. A umidade fica entre 2 e 25%, por isso quase não há formação de suor.

Benefícios da Sauna Seca

Os benefícios da sauna seca para a saúde são muitos. Meia hora de sauna seca, equivalem a dez minutos de exercício cardiovascular ou corrida leve. Isto significa que o seu coração trabalha como se você estivesse correndo. Isto é ótimo para evitar problemas cardiovasculares. Além disso, o calor dilata os poros, ajudando a rejuvenescer a pele.

Benefícios da Sauna Úmida

No caso da sauna úmida, ainda ocorre uma limpeza de pele, pois a sujidade presente na mesma sai pelos poros abertos, juntamente com o suor. Isso não ocorre na sauna seca porque não há suor.

mulheres em uma sauna seca

A sauna costuma ser um excelente lugar para um bate papo com as amigas

O calor estimula a circulação sanguínea e reduz a pulsação e a pressão arterial devido a dilatação dos poros e, além disso, alivia a tensão.

A sauna é considerada uma aliada ao tratamento de artrites, reumatismo e dores musculares, além do alívio do estresse.

Benefícios da Sauna Para Pele e Cabelo

A sauna a vapor é a mais indicada para tratamentos de pele e cabelo. Se for usar máscaras no cabelo, e aproveitar que o vapor faça com que o cabelo hidrate, lembre-se de colar uma touca ou uma toalha.

Ao usar a sauna seca é importante proteger os fios com uma toalha.

Benefícios da Sauna Infravermelha

A sauna de luz infravermelha funciona de maneira diferente, ele aquece o corpo diretamente e não o ambiente. A vantagem desta sauna seria que pessoas que não podem ou não suportam saunas convencionais, poderiam se beneficiar dos efeitos da sauna.

Frequentar Sauna Emagrece?

Existe um mito de que a prática de sauna emagrece. É um equívoco, pois o que é perdido durante uma sessão de sauna é água e sal. A gordura não é eliminada através do suor, nem toxinas presentes no organismo. A água perdida em dez minutos de sauna (125 gramas) deve ser reposta assim que sair dali, bebendo líquidos. Ou seja, SAUNA NÃO EMAGRECE!

Mas isso no caso da sauna úmida, pois a sauna seca como o corpo é obrigado a tentar suar para resfriar e manter a temperatura corporal adequada, o corpo faz gastar calorias, e por cada sessão é possível perder até 300 calorias.

Malefícios da Sauna

Como já foi dito, o calor reduz a pressão arterial. Isto pode ser um benefício para quem sofre de hipertensão, mas para quem tem a pressão baixa, a sauna pode agravar o estado, podendo levar até ao desmaio. Mas pessoas que sofrem de problemas circulatórios sempre devem pedir autorização médica para o uso.

O calor excessivo pode ser um malefício para muitas pessoas, que não suportam altas temperaturas. Além disso, algumas pessoas podem sentir claustrofobia em uma sauna.

Pessoas mais sensíveis podem ficar resfriadas ao levar um choque térmico ao sair de uma sauna. É muito importante uma ducha fria ao sair.

Informações Adicionais

Algumas pessoas tem receio de frequentar a sauna pois nunca usaram e não sabem como usar e como é dentro da sauna.

Então vamos a algumas questões básicas.

Como Usar a Sauna

A sauna úmida é toda cheia de vapor, habitualmente com essência de eucalipto, e normalmente revestida de azulejo, ao entrar na sauna você deve tomar uma ducha fria antes, é usual estar de roupas de banho (sunga e biquíni), é bom levar uma toalha para forrar o banco pois é mais higiênico. Muito cuidado ao levar cremes de cabelo e produtos para pele e não escorregar no azulejo.

Já a sauna seca é revestida de madeira, aquecida por lenha ou até mesmo eletricidade, mas ela não tem vapor o que faz a madeira aquecer muito, forrar a madeira para sentar é imprescindível. Bom, na minha opinião a sauna seca parece um forno, risos!

Idade para Usar a Sauna

Mulheres e homens adultos podem usar a sauna, desde que não tenham problemas de claustrofobia ou problemas de hipotensão. Os idosos também podem frequentar desde que não façam uso de medicação que altere a questão da temperatura corporal. Crianças e mulheres grávidas também não apresentam, em situação de saúde normal, problemas em frequentar a sauna. Mas é sempre bom atestado médico para o uso da sauna nestes casos.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Benefícios e Malefícios da Sauna