Cálculo da Ovulação e Tabelinha Para Engravidar

Para muitas mulheres a gravidez é um momento bastante aguardado. Por isso, algumas de nós procuram encontrar métodos para engravidar mais facilmente, o que geralmente depende de um bom conhecimento do próprio ciclo menstrual.

O Ciclo Menstrual Feminino

Depois da primeira menstruação, o corpo da mulher está preparado para a gestação. O processo se relaciona com o que chamamos de ciclo menstrual, algo que se repete periodicamente até que a mulher deixe de ser fértil. Durante o ciclo, o aparelho reprodutivo feminino prepara os óvulos para serem fecundados com a liberação de hormônios. Veja cada uma das etapas em um ciclo regular de 28 dias:

Do 1º ao 5º dia do ciclo  esse é o período menstrual, ou seja, quando o organismo elimina os tecidos que foram preparados para receber o feto. Nesse momento do ciclo os níveis de estrogênio ficam muito mais baixos que o normal, o que pode causar sintomas desagradáveis como insônia e nervosismo. As cólicas também podem aparecer durante esses dias mas, por outro lado, o intestino funciona melhor.

Do 6º ao 13º dia do ciclo – logo depois que a menstruação vai embora os hormônios femininos voltam a ser produzidos normalmente. É nesse período que o FSH (hormônio folículo-estimulante) atinge seu maior nível, possibilitando a formação dos folículos ovarianos. Essa carga mais alta de hormônios faz com que nos sintamos melhores, prevalecendo o bem-estar e a tranquilidade. Por isso, esse é um bom momento para resolver questões pendentes.

Do 14º ao 17º dia do ciclo – essa é o chamado período fértil, quando a ovulação acontece. Nesse momento a produção de estrogênio chega ao pico. No 14º dia do ciclo regular os óvulos são liberados pelos ovários em direção ao útero para que sejam fecundados. Quem quer engravidar deve aproveitar esse período para aumentar a prática sexual. As mulheres que não estão interessadas na gestação podem usufruir dos benefícios do momento pois a sensação de autoestima e disposição ficam aumentadas.

Do 18º ao 23º dia do ciclo – esse período é conhecido como fase lútea porque o folículo se transforma em um corpo lúteo durante esses dias. O processo faz com que haja uma elevação dos níveis de progesterona e estradiol. A alteração hormonal costuma causar um pouco de cansaço, mas nada muito sério. Conhecendo o seu ciclo, aproveite o momento para descansar e fazer atividades mais prazerosas.

Do 24º ao 28º dia do ciclo – os últimos dias do ciclo são certamente os menos aguardados. Quando o óvulo não foi fecundado, os hormônios progesterona e estradiol deixam de ser produzidos e os níveis de estrogênio caem bastante. Essa baixa de hormônio é responsável pelos principais sintomas da Tensão Pré-Menstrual. A mulher pode se sentir irritada, deprimida e insatisfeito com o corpo. Outros sintomas como dores, indisposição e distúrbios do sono também são comuns nesses dias.

Assim, o ciclo se completa com a chegada da menstrual que dá início a todo o processo novamente. Todas as fases levam, em média, 28 dias, mas existem mulheres em que o ciclo é todo bastante irregular. Por isso, essa separação em fases não funciona tão bem.

Período Fértil

A imagem funciona como uma calculadora do período fértil

Como Calcular o Período da Ovulação

Agora que você conhece um pouco mais sobre o seu ciclo menstrual, fica mais fácil calcular o período de ovulação para conseguir engravidar. Como vimos, em um ciclo regular de 28 dias a mulher ovula no 14º dia, ou seja, no meio do processo.

O período fértil é calculado da seguinte forma: divida o número de dias do ciclo por 2 para chegar ao dia da ovulação. Depois acrescente 3 dias para mais e 3 dias para menos, definindo o período de maior fertilidade. Assim, se você tem um ciclo de 28 dias, 0 14º é o dia da ovulação e o período fértil inclui o 11º, o 12º, o 13º, o 14º, o 15º, 16º e 17º dia.

O mesmo vale para ciclos regulares com mais ou menos dias. Se você tem, por exemplo, um ciclo curto de 22 dias, o 11º primeiro será o dia esperado da ovulação. Acrescentando 3 dias antes e 3 dias depois podemos concluir que o período fértil será do dia do 8º  ao 14º dia do ciclo, lembrando que o ciclo se inicia com o começo da menstruação.

Ciclo Menstrual Irregular

Se o seu ciclo menstrual é irregular, fica bem mais difícil fazer esse tipo de cálculo. Nesses casos, o ideal é recorrer aos testes de ovulação vendidos em farmácia para saber melhor quando é o período mais favorável para engravidar. Caso você seja do tipo organizada, que toma notas do seu ciclo para um maior controle, também é possível fazer uma conta aproximada.

Primeiro você deve ter em mãos as anotações relativas aos ciclos menstruais do último ano. Separe o ciclo mais longo e o ciclo mais curto. Depois subtraia 18 dias do ciclo mais curto e 11 dias do ciclo mais longo. Caso o seu maior ciclo tenha tido 32 dias e o mais curto 26 dias, temos: 26 – 18 = 8 e 32 – 11 = 21. Com essa média você estabelece que o período fértil vai do 8º ao 21º dia, mas de forma bem aproximada.

A gente sugere que você veja o vídeo abaixo para esclarecer qualquer dúvida:

Tabelinha Para Engravidar

A tabelinha é um método para encontrar todas essas informações que comentamos antes. Ela funciona como um controle cuidadoso do período menstrual que possibilita o cálculo do período fértil com base na duração do seu ciclo. O sistema consiste em anotar as datas de início do ciclo para saber quando ocorre a ovulação. No entanto, ele não funciona para ciclos irregulares, a não ser que você vá fazer as contas aproximadas que ensinamos antes.

Hoje em dia existem formas mais simples de fazer uma tabelinha. Várias calculadoras disponíveis na internet podem ajudar nas contas para saber quando acontece o seu período fértil. A gente sugere essa aqui: brasil.babycenter.com/calculadora-da-ovulação. Outra dica são os aplicativos para acompanhamento do ciclo menstrual que são bem completos. Um bem legal é o Meu Ciclo, que pode ser encontrado na loja do seu sistema operacional.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Cálculo da Ovulação e Tabelinha Para Engravidar