Chás para todos os gostos e necessidades

O chá é uma bebida cheia de tradição e charme que além de hidratar e dar conforto é cheio de propriedades terapêuticas que ajudam nosso corpo na luta contra todo tipo de desequilíbrio e enfermidade.  Beba chá todos os dias se deseja uma vida mais saudável e longa.  Abaixo uma lista dos chás mais comuns e seus benefícios, fique atenta, tomar uma quantidade maior a da máxima recomendada pode ser perigoso para a saúde.

Chá Verde e Chá Branco: São chás estimulantes com o poder de neutralizar os radicais livres, aceleram o metabolismo, desestimulam o envelhecimento celular, ajudam a moderar o apetite e a vontade de comer doces. Ricos em polifenóis, taninos, catequinas e outros bioflavonoides. Possuem uma pequena quantidade de cafeína. Tomar no máximo 6 xícaras por dia, esperar 1h para tomar o chá depois das refeições para evitar que a bebida prejudique a absorção de ferro no organismo.

Chá Preto: É o famoso chá inglês, é estimulante, rico em cafeína e polifenóis. Não deve ser consumido depois das 18h para não comprometer o sono. Tomar no máximo 3 xícaras por dia.

Erva-Mate: O mate é um chá estimulante com poder de reduzir o colesterol, é levemente digestivo e diurético. É rico em óleos essenciais, clorofila, taninos e teína (a cafeína dos chás). Tomar no máximo 4 xícaras por dia.

Chá de Camomila: Tem propriedades calmantes, anti-inflamatórias, ajuda a reduzir os sintomas da TPM, atenua cólicas, ameniza distúrbios digestivos e insônia. É um chá rico em óleos essenciais, bisabol, camazuleno e farneseno. Tome antes de dormir para insônia e duas vezes ao dia para atenuar as cólicas.

Chá de Erva-Doce:  Digestivo, calmante e com ação anti gases o chá de erva-doce é rico em óleos essenciais como o anetol e cumarinas. Duas xícaras ao dia tratam o estômago e o estufamento causado pelos gases, para aliviar o estresse uma xícara antes de deitar é suficiente.

Chá de Hortelã: É um poderoso chá no tratamento dos sintomas da menopausa, também é digestivo e atua contra os gases e as cólicas intestinais. É rico em mentol, pineno, timol e outros óleos essenciais. Uma xícara após as refeições garante melhor digestão e menos gases.

Chá de Erva-Cidreira: Ótimo chá para tratar a gastrite, a anemia, gases, cólicas e distúrbios do sono. Rico em citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido caproico.  Tomar no máximo 4 xícaras por dia.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

1 Comentário em “Chás para todos os gostos e necessidades

  1. Ray disse em 31/05/2012 às 08:10:

    Amo todas as dicas da mulher esperta. Não deixo de ler uma. Parabéns!

Deixe sua opinião “Chás para todos os gostos e necessidades