Coletores Menstruais

Hoje em dia a preocupação com a saúde e o conforto se mistura com a discussão sobre meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida. Eu me empenho em divulgar práticas sustentáveis como reciclagem, coleta seletiva, ecobags, o dizer “não as sacolinhas plásticas” e aos produtos sem refil, mas nunca havia me ocorrido o quanto a produção de lixo de uma mulher aumenta durante a menstruação e como menstruamos por boa parte da vida o gasto que isso representa ao longo dos anos.
Uma leitora enviou um depoimento através da categoria “As Aventuras das Leitoras” sobre a experiência dela com os coletores menstruais que chamou minha atenção para a causa.
Procurei me informar mais e descobri que existem várias alternativas ao uso de absorventes descartáveis, algumas delas focadas no consumo consciente, sustentabilidade e proteção do meio ambiente como é o caso do “Abiosorvente”, e outras como os copinhos coletores no estilo do LadyCup, MoonCup, DivaCup, Meluna e outros que além da pegada ecológica defendem um maior conforto para as mulheres, mais saúde por não provocar as infecções e choques tóxicos como os absorventes descartáveis internos podem causar e ainda promove o autoconhecimento feminino além de trabalhar o lado emocional da melhor aceitação do sangue menstrual.
Claro que eu fiquei mais interessada no copinho coletor que além de não poluir trás benefícios para a mulher e encomendei o meu LadyCup.
Minha experiência com o coletor:
Estou muito satisfeita com o produto! Usei o coletor durante o ciclo todo.
No 1º dia para evitar qualquer acidente usei um protetor de calcinha e depois de mais de 8h como não havia nenhum sinal de vazamento percebi que era completamente desnecessário o uso combinado do coletor e protetor de calcinha. Usei o coletor todos os dias o dia todo, fiz exercício físico sem nenhum vazamento ou incômodo, aliás depois de colocado o coletor parece “desaparecer”. Esvaziei e recoloquei o coletor 3 vezes por dia, achei muito fácil sua limpeza e manuseio em geral.
Adorei a experiência e não pretendo retomar o uso de absorventes descartáveis, recomendo o uso do coletor a todas as mulheres dispostas a experimentar uma nova forma de lidar com o próprio ciclo, facilitar a prática de esportes durante a menstruação sem mencionar o conforto e limpeza.
Meninas, eu que já era simpatizante dos coletores menstruais depois de testar meu LadyCup  me sinto totalmente segura para dizer que é ótimo e só trás facilidades e benefícios!


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

21 Comentários em “Coletores Menstruais

  1. Carol disse em 23/09/2010 às 23:00:

    Eu sabia que seria assim!! Não existe ex-usuária de coletor, todo mundo ama e fica se perguntando “por que eu não conheci isso antes?!” =)

  2. Naiara disse em 24/09/2010 às 00:42:

    Há tempos tenho visto posts em blogs sobre esses coletores menstruais e achei muito interessante, mas queria saber sobre o preço. Uma garota me disse que viu em um site um coletor por 180 reais. o_o achei um cúmulo… É nessa faixa mesmo?
    queria muito saber porq realmente fiquei interessada neles (:

    Beijo :*

    • Mulher Esperta disse em 12/10/2010 às 11:33:

      Nayara, infelizmente como não encontramos coletores no Brasil temos que nos sujeitar a conversão monetária, frete e outras coisas chatas, mas o preço está por volta de 80 reais depende da marca o lugar para onde será enviado o coletor e a quantidade de coletores.

  3. Thais Helena disse em 24/09/2010 às 07:51:

    Bom dia! Que interessante, mas eu já não menstruo mais, mas tenho uma filha de 15 anos.
    Gostaria de saber se para usar esse coletor é preciso não ser mais virgem?
    Uma curiosidade pois não imagino como é usado.
    Qual é o alcance no sentido do comprimento, tipo OB?
    aguardo sua resposta
    beijos

    • Mulher Esperta disse em 29/09/2010 às 16:50:

      Thais, no caso de virgindade o coletor provavelmente romperá o himem, muitas adolescentes usam o coletor sem se importar com isso, mas se para sua filha é uma coisa importante não aconselho o uso do coletor.
      Ele é colocado na primeira parte da vagina, ao contrário do O.B o coletor não precisa ser empurrado até o final do canal vaginal e nem deve! Ele é muito parecido com uma tulipa, é feito de silicone cirúrgico flexível e é muito fácil de limpar e manter. Para colocar o coletor existem muitas técnicas que são vistas com facilidade em vídeos no youtube e em desenhos nos sites dos fabricantes, para retirar basta apertar gentilmente a base do coletor para liberar o vácuo formado por ele e puxar delicadamente o coletor da vagina. Parece complicado quando lemos, mas na hora mesmo é tudo bem simples e natural.

  4. Rose Oliveira disse em 24/09/2010 às 08:36:

    Sobre o coletor menstrual,quero saber de que material é feito,preço e se apenas as mulheres com vida sexual ativa pode usar?Ah, como se usa?E quem tem diafragma,pode usar?

  5. Cristiane disse em 24/09/2010 às 10:07:

    Olá!
    Que invenção fantástica!
    Gostaria de saber onde comprar e como é colocado.
    Se todas as mulheres optassem por usar este colhetor,nosso planeta agradeceria pois diminuiria o exagero de lixo que produzimos.
    Beijos e muito obrigada!

  6. Luci disse em 24/09/2010 às 19:32:

    Olá boa noite.
    Achei otima a idéia, mas onde posso conseguir um?
    Abraços.

  7. Joelma disse em 24/09/2010 às 19:43:

    Olá! gostaria de saber se esse coletor é vendido em drogarias e se sabe me informar o valor?

    • Mulher Esperta disse em 29/09/2010 às 16:26:

      Joelma, infelizmente você não encontrará Coletores no mercado Brasileiro. Você só conseguirá comprar pela internet através de revendedoras ou diretamente de sites em outros países e eles custam de 70 a 100 reais em média.

  8. Fatima Quiroga disse em 28/09/2010 às 13:12:

    Nunca ouvi falar de Coletores menstruais, dá prá fazer um artigo explicando o que é e como funciona?

  9. mary disse em 14/10/2010 às 15:18:

    Gostei muito de conhecer este coletor, parece bem melhor do que o absorvente que usamos.
    Mas gostaria de saber qual o tempo de vida dele, dá ser usado um unico coletor por quanto tempo?
    realmente o preço dele nao e o que costumamos gastar com absorventes, mas se for possivel usar por um periodo de 3 a 4 menstruações acho que vale a pena.
    Gostei muito do blog e da matéria, parabéns.
    Eu também fiz um blog e vou me espelhar no seu pois esta maravilhoso!
    Se quiser da uma olhadinha no meu: marydicasdebelezabloogsptcom
    Beijos!

  10. Lilian disse em 14/10/2010 às 18:50:

    O MeLuna citado ali em cima é vendido no Brasil sim.
    A venda é feita através do site www.meluna.com.br e a entrega é feita em todo o Brasil sem cobrança de frete.
    No site também tem foto da posição e alguns videozinhos que podem ser úteis para quem não entendo muito o inglês, apesar da maioria da informação por aí ainda estar nessa lingua.

  11. Lara disse em 22/01/2011 às 09:26:

    Pessoal, acabei de descobrir nos comentários de outro site uma empresa brasileira que fabrica os copinhos! a Miss Cup!

  12. Juliana disse em 26/01/2011 às 13:27:

    Olá!!!!!
    Em qual site vc encomendou o coletor LadyCup?

    Grata.

    • Mulher Esperta disse em 03/02/2011 às 16:43:

      Juliana, eu encomendei o meu através do blog da leitora Carol o copinhosmenstruais.blogspot.com

  13. Rosiane disse em 03/02/2011 às 18:45:

    Bem, ainda não conheco esse coletor que vocês falam onde eu posso encontrar?

    • Mulher Esperta disse em 03/02/2011 às 18:55:

      Rosiane, no artigo e nos comentários tem vários links de lojas virtuais onde você pode encontrar o coletor.

  14. Poliana disse em 17/02/2011 às 08:52:

    Achei diferente esse copinho menstrual.Mas, fiquei imaginando se não seria meio nojento ter que ficar lavando o copinho quando for trocar…O absorvente não seria mais higiênico,não?

    • Mulher Esperta disse em 18/02/2011 às 08:15:

      Poliana, uma das propostas do coletor é justamente melhorar a relação que as mulheres tem com o próprio fluxo, afinal o sangue menstrual é uma coisa suja? funesta, mórbida que tem que ser escondida e não pode ser tocado ou tratado com naturalidade? Acho que não, lavar o coletor é um hábito mais higiênico do que trocar um tampão por exemplo, o sangue que fica dentro do coletor e depois é jogado no vaso é praticamente todo líquido e límpido com algumas partes mais viscosas, enquanto o sangue que se vê em um absorvente, é um sangue escuro, oxidado, mal cheiroso cheio de pequenas partes coaguladas e aí sim nojentas de se ver e conviver. Eu prefiro lavar o copinho!

  15. Poliana disse em 17/02/2011 às 08:54:

    Acho que naõ teria coragem de ficar lavando copinho,não….É muito esquisito.

Deixe sua opinião “Coletores Menstruais