Combata a Osteoporose com Alimentos Ricos em Cálcio

A osteoporose é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, especialmente mulheres com mais de 50 anos, na menopausa. Ela causa o enfraquecimento dos ossos, deixando-os mais vulneráveis e expostos à fraturas. Para evitar a doença e tratá-la, depois de diagnosticada, o cálcio é o nutriente mais importante. Ele é o responsável por fortalecer os ossos e dentes, evitando os riscos de fraturas.

Por isso, desde a infância é muito importante que a alimentação contenha cálcio, e também a vitamina D (responsável pela fixação do cálcio). A vitamina D é encontrada principalmente no sol, por isso é importante tomar pelo menos quinze minutos de sol diariamente, na parte da manhã ou na parte da tarde.

E o cálcio? Onde podemos encontrá-lo para manter os ossos fortes e longe da osteoporose? Veja abaixo alguns alimentos que devem ser incluídos em sua dieta:

leite

Beba leite e evite a osteoporose

Leite

O leite é a principal fonte de cálcio que nós temos. E além de possuir grande quantidade do nutriente, o cálcio de origem animal é absorvido com mais facilidade pelo organismo. É recomendado o consumo de 1000 mg de cálcio diariamente. Um copo de 250 ml de leite possui 300 mg.

Derivados do Leite

Se você não gosta de tomar o leite puro, pode substituir por seus derivados. Um pote de iogurte, por exemplo, tem quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. Os queijos também são ricos em cálcio e podem ser consumidos de diversas formas.

Sardinha

Esse peixe é rico em cálcio e vitamina D, por isso é um grande aliado ao combate à osteoporose. Comendo três sardinhas pequenas, você estará ingerindo quase a mesma quantidade de cálcio de um copo de leite.

Vegetais

Os vegetais, especialmente os que possuem cor escura, como a couve, brócolis, espinafre, etc., são excelentes fontes de vitamina D e cálcio, por isso ajudam na prevenção e combate da osteoporose.

Soja

Esses grãos ou seus derivados, possuem grande quantidade de cálcio, além de ser rica em isoflavona, uma substância muito parecida com o estrógeno (hormônio feminino), que ajuda os ossos a absorver minerais.


Pesquisar
Custom Search
Mulher Esperta em seu email

Deixe sua opinião “Combata a Osteoporose com Alimentos Ricos em Cálcio